Panorama
 
 
 

PIAUÍ JÁ ESCOLHEU AS ENTIDADES PARA O CONSELHO DELIBERATIVO DO DELTA DO PARNAÍBA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Teresina (23/06/06) - O Piauí já escolheu as entidades que irão formar o Conselho Deliberativo para a Reserva Extrativista do Delta do Parnaíba. A escolha foi feita em Parnaíba durante o Seminário de Sensibilização para Identificação de Conselheiros, que contou com a participação do Diretor de Desenvolvimento Sócio-Ambiental do Ibama em Brasília, Paulo Henrique Borges de Oliveira Júnior.

O Conselho será responsável pela administração da reserva e é constituído por representantes dos órgãos públicos, da sociedade civil e da população local. Segundo o chefe do escritório em Parnaíba, Fernando Gomes, a reserva foi criada em 2000 com o objetivo de desenvolver estratégias de conservação para as comunidades de catadores de caranguejo.

“São 26 mil hectares entre Ilha Grande do Piauí, Araiozes e Água Doce no Maranhão. A lei institui o chamado Sistema Nacional de Unidades de Conservação que diz que as reservas extrativistas devem ser guiadas por um conselho deliberativo formado pela representação das comunidades residentes, usuários da reserva, instituições que representam a região e ONG´s”, avalia Fernando Gomes.

Com a definição dos membros do Conselho as instituições escolhidas terão o prazo de quarenta dias para indicar seus representantes. Cada instituição pode indicar uma pessoa que será capacitada em Gestão Ambiental de Áreas Protegidas. Um dos maiores objetivos da reserva do Delta é a conservação da atividade extrativista do Caranguejo-Uça.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, disse que o Seminário preparou as entidades para compor o Conselho Deliberativo da reserva. Na oportunidade, foi mostrado o que é uma reserva extrativista e qual o seu papel. “Foram mostradas experiências de outros Estados. A reserva do Delta é a única do Piauí e quer receber recursos para a melhoria de vida da população local”, explicou Mafra.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Cíntia Lucas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.