Panorama
 
 
 

REGIÃO DO SÃO FRANCISCO GANHA PÓLO DO GESTAR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

19/06/2006 - O Ministério do Meio Ambiente instalou, este mês, um novo pólo do Programa Gestão Ambiental Rural (Gestar) no Nordeste. Trata-se do Pólo Paulo Afonso-Xingó que está sendo executado em parceria com o Programa de Revitalização do São Francisco e com a ong Agendha. As ações do Gestar na região serão voltadas para a área de agricultura da Caatinga. O objetivo é contribuir, em nível tecnológico, para o fortalecimento das populações que vivem em assentamentos rurais, bem como apoiar iniciativas socioambientais para o fortalecimento das comunidades da agricultura familiar e tradicionais dos municípios participantes do pólo.

A área de abrangência do Pólo Paulo Afonso-Xingó envolve dez municípios, sendo seis do estado de Alagoas (Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d'água do Casado, Pão de Açúcar, Pariconha e Piranhas) e quatro da Bahia (Glória, Jeremoabo, Paulo Afonso e Santa Brígida).

Formulado de modo participativo, o Gestar começou a ser desenvolvido como um programa piloto em 2003 no oeste de Santa Catarina, na bacia do Ariranha, região do país com grande concentração per capita de porcos. Além da construção de biodigestores, para dar destino aos dejetos produzidos pelos suínos, e evitar a poluição das nascentes, os produtores da região são incentivados a também criar gado de leite para diversificar a produção.

Outros locais desenvolvem ações do Gestar: Araguaia (MT), Triângulo Mineiro (MG), Portal da Amazônia/MT (BR-163), Mampituba (RS-SC). O programa também atua em regiões importantes, como o Gestar/BR-163 (Pará) e o Gestar Baixo Amazonas, também na área de influência da BR-163.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o Gestar visa promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade ambiental e de vida das populações rurais.

Capacitação - A partir desta terça-feira (20), o programa Gestar inicia o curso de capacitação em quatro territórios do programa localizados no eixo da BR-163, no Pará, e do Araguaia, no Mato Grosso. A iniciativa, realizada em parceria com o Subprograma de Política de Recursos Naturais (SPRN), tem como objetivo a qualificação de representantes da sociedade civil e de gestores públicos para o planejamento e a gestão ambiental territorial nas áreas abrangidas pelo projeto.

A idéia do treinamento, entre outras, é desenvolver competências e habilidades nos processos de planejamento e implementação de programas, projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento rural, visando a formação de lideranças locais. O curso também objetiva qualificar os participantes para a formulação dos Planos de Gestão Ambiental Rural (PGAR), no âmbito do Gestar, atualmente em construção nas áreas onde serão realizadas as capacitações.

O curso, que vai até julho (confira o calendário), é dirigido a técnicos dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, Ministério Público, Incra, Ibama, Fóruns da Agenda 21, coordenadores e lideranças do Gestar, Comissão Tripartite do Sisnama, conselheiros municipais, entre outros envolvidos em atividades ligadas à participação social (planejamento e gestão ambiental territorial) e planejamento estratégico participativo.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.