Panorama
 
 
 

SEMENTES E FRUTOS DE RESERVA INDÍGENA NO CERRADO DEVEM SER PRESERVADOS, DIZ PESQUISADOR DA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

22/06/2006 - Brasília- O pesquisador da Embrapa Cerrados Cláudio Franz afirmou hoje (22) que é preciso resgatar a diversificação de culturas agrícolas e a preservar sementes e variedades de frutos nativos da reserva do povo indígena Kanela Ramkokamenkra, no centro Sul do Maranhão.

Franz integra a equipe de pesquisadores e antropólogos que até amanhã discutem com os índios formas para garantir a segurança alimentar nessa reserva. A iniciativa faz parte do encontro realizado pela Embrapa Cerrados - unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Planaltina (DF).

De acordo com o pesquisador, é necessário diminuir os riscos causados pela exploração extrativista ao longo dos anos na região. Ele conta que o povo Kanela perdeu muitos tipos de alimentos, como variedades de batata, amendoim e mandioca. "O aumento da população indígena no estado em torno da reserva e uma exploração à base do extrativismo são os motivos principais para a redução dos recursos".

Franz explica que, em outras décadas, os índios da reserva exploravam mais o solo com plantios de frutas e de frutos nativos do cerrado. Mas, por causa do extrativismo, a variedade desses produtos não se multiplicou e deixou de ser explorada. "Quando você vai se alimentando à base de exploração extrativista, a tendência é a diminuição", ponderou.

Segundo ele, durante o encontro, os índios vão ouvir sugestões para ampliar as lavouras que ao longo do tempo foram perdendo. "Queremos que eles aumentem a lavoura e produzam para a reserva, porque hoje ela é quase toda comercial", disse Franz.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.