Panorama
 
 
 

UNIÃO É RESPONSÁVEL POR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA APA ALGODOAL/MAIANDEUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

20/06/2006 - Manaus - Apesar de ser uma unidade de conservação estadual, a regularização fundiária da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal/Maiandeua, no litoral nordeste do Pará, cabe à Secretaria de Patrimônio da União. Por isso, a Justiça Federal determinou que o governo realize essa tarefa com urgência - graças a uma ação civil pública movida pela organização não-governamental (ONG) Suatá Associação Pró-Ilha de Algodoal/Maiandeua.

"Nós já fizemos contato com a prefeitura de Maracanã [município onde a ilha de Algodoal/Maiandeua está localizada]. Ela se dispôs a oferecer relação de ocupantes irregulares", justificou hoje (20) à Radiobrás o gerente regional de Patrimônio da União, Nelton Miranda.

O diretor-geral da Suatá, Marcelo Costa, informou que cerca de duas mil pessoas vivem na ilha, onde existem muitas pousadas e casas de veraneio - o local recebe uma média de 35 mil visitantes por temporada. "São famílias de pescadores que chegaram lá desde a década de 20. Moradores tradicionais, que foram ocupando o espaço de forma desordenada".

"Os nativos venderam áreas que ocupavam na terra firme para os turistas e foram morar nas praias", contou Miranda. "Não podemos fazer regularização fundiária em áreas de proteção permanente. Por isso, essas moradias e as casas de veraneio terão que ser remanejadas".

Na ação civil pública, a Suatá pede também que a prefeitura de Maracanã retire o lixo depositado na ilha – e tome providências para que ela não volte a ser poluída. "Recolher lixo em uma ilha é difícil, a prefeitura não tem estrutura para isso", argumentou a consultora de gestão ambiental compartilhada contratada pela prefeitura, Sônia Abreu. "Precisamos de uma prensa para facilitar o transporte dos resíduos sólidos à sede do município [da ilha até lá, são três horas de viagem em barco regional ]".

"A denúncia da Suatá foi uma contingência negativa que se tornou positiva", afirmou Sônia. "Hoje sentamos com a Sectam [Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Pará] para discutir o destino final desse lixo. A prefeitura nunca tinha sido chamada para participar da co-gestão da unidade", disse ela.

A consultora lembrou, por fim, que os empresários do turismo também deveriam ser responsabilizados pelo lixo acumulado em Algodoal. "A gente precisa fazer um termo de parceria com os empreendedores. Eles lucram muito com os turistas, precisam ajudar a preservar o local".

A APA Algodoal/Maiandeua foi criada em 11000. Seu primeiro nome vem da presença do algodão seda, uma planta nativa. O segundo tem origem tupi e significa "mãe da terra".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.