Panorama
 
 
 

504 FAMÍLIAS RECEBEM TÍTULOS DE TERRA EM SÃO PEDRO DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2006

30/06/2006 - O governador Roberto Requião entregou na última semana, em São Pedro do Paraná, 504 títulos de posse de terras para famílias que ocupam o imóvel denominado “Rocha Loures”, na região Noroeste do Estado. São Pedro do Paraná possui 22.204 hectares. Desse total, 8.478 hectares estão sendo regularizados. Foram entregues 217 títulos de imóveis rurais e outros 287 de imóveis urbanos.

Requião afirmou que a reforma agrária está condicionada ao trabalho, à permanência e à produção, e que, a partir de agora, todas as famílias terão a documentação da terra em suas mãos. “A terra, que é do povo, está sendo agora documentada”.

Esta é a primeira ação de regularização fundiária promovida pelo Instituto de Terras, Cartografias e Geociências (ITCG), autarquia recém-criada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) para realizar todo o serviço cartográfico e de pesquisa nas áreas fundiária, agrária e de geociências no Estado.

História - O histórico do imóvel se inicia com uma concessão de títulos de áreas públicas um proprietário, em 1956. Esta concessão foi posteriormente rescindida e mais tarde o Estado ingressou com uma ação para retomar a referida área, que tramitou durante 40 anos. Após a retomada, o Estado pode regularizar a área em favor dos ocupantes. “Estamos desatando um dos nós que existem na regularização fundiária do Paraná”, disse o vice-governador Orlando Pessuti.

“É um dos trabalhos mais importantes para assegurar a garantia da cidadania e promoção da justiça social do campo. Estamos transformando os ocupantes da área em proprietários de suas terras”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Segundo ele, a regularização fundiária do imóvel Rocha Loures – Gleba 21 – Colônia Paranavaí e a emissão de títulos de terra para seus ocupantes demonstram o reconhecimento de posse para as 504 famílias que, sem o título da terra, não têm direito a requerer aposentadoria e não têm acesso a programas, linhas de crédito e financiamentos. “É uma grande conquista para os produtores rurais e é a realização do sonho de meus pais, que desde 1962 aguardava a regularização da propriedade”, disse o presidente da Associação de Produtores Rurais de São Pedro do Paraná, Edson Dias Fernandes. Este era o único imóvel do município que os proprietários não possuíam documentação.

Reserva Legal - Os títulos de terra para as propriedades rurais já incluem áreas de Reserva Legal averbada (anotada) no registro do imóvel. A Reserva Legal é uma exigência do Código Florestal brasileiro e determina que cada propriedade rural deve ter Áreas de Preservação Permanente (APPs) e uma Reserva Legal. No Paraná a reserva legal deve ser referente à manutenção de 20% de florestas na superfície da propriedade rural, onde sua exploração é permitida apenas de forma sustentável e garantindo a sua perpetuidade. Apenas no imóvel “Rocha Loures”, a soma das áreas de reservas legais das propriedades rurais equivalem a 1,3 mil hectares.

Dentre as prioridades do governo está a regularização fundiária de imóveis localizados em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que documenta primeiramente propriedades de pequeno porte em que se desenvolve a agricultura familiar.

O trabalho de campo em São Pedro do Paraná iniciou-se em 2003 com o levantamento cadastral das famílias rurais, benfeitorias existentes e implantação dos marcos - pontos de reconhecimento de divisas entre as áreas. Depois da implantação dos marcos, foi realizada a medição por GPS, que gerou a planta do lote e memorial, descrevendo os limites e confrontações entre as propriedades.

Com a instauração do processo discriminatório administrativo, pelo qual se realiza a separação das terras devolutas das terras particulares, as famílias foram convocadas para prestar depoimento sobre as suas ocupações e posteriormente requerer junto ao ITCG a regularização fundiária de suas ocupações.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.