Panorama
 
 
 

COLMÉIA DA BACIA DO SUB-MÉDIO SÃO FRANCISCO É CRIADA EM PERNAMBUCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Recife (26/06/06) - A Superintendência do Ibama em Pernambuco instala, na próxima quarta (28), a Colméia da Bacia do Sub-médio São Francisco, em Petrolina, a 769 km de Recife. O evento acontece no Centro de Convenções da cidade a partir das 9 horas.

A Colméia é uma comissão coordenadora de articulação sobre a ação socioambiental de âmbito local. Ela vai representar o Pólo Petrolina-Juazeiro, que abrange 16 municípios, sendo sete cidades pernambucanas (Petrolina, Cabrobó, Orocó, Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista) e nove da Bahia (Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Uauá).

A Comissão vai funcionar como instrumento de articulação local do Programa Nacional de Revitalização da Bacia Hidrográfica - que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. A Colméia também vai ser responsável pela coordenação de um fórum das cidades participantes, reunindo representantes dos poderes municipal, estadual e da sociedade civil. Também participarão do evento a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o Fórum de Comitês de Bacias, entre outras entidades.
História - O Rio São Francisco, denominado “Rio da Unidade Nacional", foi descoberto em 4 de outubro de 1501, pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios que habitavam a região chamavam-no de Opara, que significa rio-mar. Recebeu o nome de São Francisco em homenagem a São Francisco de Assis. Ele nasce na Serra da Canastra, no município de Piumi, Oeste de Minas Gerais, e desemboca na Praia do Peba, no Estado de Alagoas.

É conhecido também como Rio dos Currais, por ter servido de trilha para transporte e criação de gado no período colonial, ligando a Região Nordeste às regiões Centro-Oeste e Sudeste. É considerado o terceiro maior rio do Brasil, tem 3.163 quilômetros quadrados de extensão e sua bacia possui 640.000 quilômetros quadrados de área, o que equivale a 7 vezes o país de Portugal.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Eduardo Albuquerque)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.