Panorama
 
 
 

CRIATÓRIOS DE JAVALIS SÃO EMBARGADOS NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Porto Alegre (28/06/06) - Dois criatórios de javalis foram embargados pela Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul, e seus proprietários notificados. Eles receberam multa de R$ 15 mil por poluição ambiental e têm o prazo de até 15 dias para regularizar a situação, sob pena de terem suas atividades encerradas.

As vistorias que vêm acontecendo desde o início do ano, foram realizadas durante uma semana nas cidades de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha, Pinto Bandeira, Bento Gonçalves, Três Coroas e Gramado. A fiscalização do Núcleo de Fauna e Flora do Ibama/RS e do Escritório Regional do Ibama em Caxias do Sul incluiu três criatórios conservacionistas e nove comerciais.

Segundo o biólogo Fábio Faraco, caso os criadores não atendam à notificação que exige obras de segurança e de infra-estrutura para acabar com os focos de poluição, bem como de destinação adequada para os dejetos ao ar livre, estarão sujeitos às penalidades previstas em Lei, e que incluem o abate dos animais, o encerramento das atividades, além de multas diárias.

Fábio ressalta que os criatórios conservacionistas também devem se adequar às exigências legais e manterem atualizadas as licenças para o transporte dos animais. Além disso, o biólogo lembra que todos os criadores devem enviar ao Núcleo de Fauna e Flora do Ibama um relatório do plantel de javalis atualizado, atendendo à legislação nos itens de segurança, bem como comunicar em caso de desistência da atividade. Ele lembra, ainda, que as vistorias continuarão a ser feitas em todo o Estado e não têm prazo para terminar.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Maria Helena Annes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.