Panorama
 
 
 

IBAMA RESGATA PEIXES-BOI GÊMEOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Manaus (30/06/06) – A Superintendência do Ibama no Amazonas resgatou ontem (29) um casal de filhotes de peixe-boi na comunidade indígena de São Félix, pertencente aos índios Mura, em Autazes. Os animais com menos de um mês de vida pesam aproximadamente 6 quilos cada, medem 60 cm de comprimento e tudo indica que sejam gêmeos, algo nunca registrados pelos agentes do Ibama em Manaus.

”Eles têm o mesmo tamanho, mesma idade e foram encontrados juntos no mesmo local. Tudo indica que sejam gêmeos, mas vamos fazer o teste de DNA para confirmar”, diz a veterinária do Ibama, Branca Tressoldi. Até ontem, só havia relatos de ribeirinhos sobre a ocorrência de gestação múltipla de peixes-boi. "Eles contam já ter matado fêmeas com mais de um feto sendo gestado".

Os índios Mura relataram que os filhotes ficaram presos em uma malhadeira de pesca, depois de passar muito tempo rondando a canoa do pescador, provavelmente por terem confundido a embarcação com a própria mãe, já que ambos têm a silhueta parecida.

Mas os veterinários do Ibama constataram que a fêmea estava com um ferimento na cauda causado por corda, o que indica que ela pode ter servido de isca para tentar atrair a mãe. “Vamos colhendo os relatos e juntando as informações, mas nunca saberemos na verdade o que aconteceu. Mas o importante é que eles estão bem agora”, comemora a veterinária.

Os filhotes estavam há uma semana sendo cuidados pela comunidade indígena, que já havia até batizado o casal com os nomes de Kuxita (fêmea) e Kuxiú (macho). A professora indígena da comunidade, Luzia dos Santos, era a responsável pela alimentação dos filhotes, que tomavam leite na mamadeira e eram mantidos em um pequeno curral dentro do rio. “Na hora de entregar os peixes-boi foi uma grande choradeira na comunidade. Mas a professora estava muito consciente da necessidade de preservação da espécie”, diz Branca.

O casal foi levado ontem mesmo para o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos, em Balbina, onde serão tratados e alimentados. Ao todo, já são sete filhotes de peixes-boi resgatados este ano no Amazonas, e todos ficaram presos em malhadeira de pescadores. Em 2005 foram resgatados 11 animais, e em 2004 o número chegou a 21.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Flávia Mendonça)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.