Panorama
 
 
 

INFORMATIZAÇÃO PERMITIRÁ TRAÇAR QUADRO REAL DA SAÚDE BUCAL ENTRE OS INDÍGENAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

28 de junho - A meta está traçada. A Fundação Nacional de Saúde Funasa pretende implementar, até o final do ano, em todos os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) um sistema informatizado que permita traçar um quadro real e consolidado da saúde bucal entre os indígenas de todo País.

No próximo mês será implantado um projeto piloto em três Dseis, a serem definidos, do Módulo de Saúde Bucal dentro do Sistema de Informação de Atenção à Saúde Indígena (Siasi). O objetivo é dar maior visibilidade tanto aos aspectos epidemiológicos quantos aos de serviços que são executados nas aldeias e pólos base ligados aos 34 Distritos.

No início de junho, foi realizada em Cuiabá (MT) uma oficina piloto com os responsáveis técnicos e dentistas de área dos quatro Dseis do Estado. Na oficina, a Funasa procurou consolidar as variáveis que vão compor o módulo, ou seja, as informações que deverão alimentar o Siasi.

São três as variáveis definidas: componentes epidemiológico, cultural e de produtividade dos serviços. As informações epidemiológicas permitirão conhecer o perfil de saúde e doença dos povos indígenas, como a condição periodontal e dentária. Serão avaliados, por exemplo, os dentes careados, perdidos e obturados na população adulta e infantil.

Com o componente cultural se pretende criar um banco etnográfico com as particularidades culturais dos povos indígenas que possam ter repercussão na saúde bucal. Algumas etnias, por exemplo, utilizam adornos e enfeites na boca, como discos labiais, que podem ter conseqüência neste setor. Já no terceiro componente será avaliada a produtividade dos serviços por meio do quantitativo de procedimentos e pessoas atendidas nas aldeias.

Segundo o cirurgião dentista Tiago Coelho de Souza, do Departamento de Saúde Indígena (Desai), o sistema informatizado, que será constantemente alimentado, permitirá a todos os níveis de gestão visualizar e avaliar o que está acontecendo em todo País e, a partir daí, montar um programa de trabalho efetivo. “Além disso, permitirá conhecer o acesso e a cobertura da saúde bucal que está sendo levada para esta população”, completa Maria Aparecida Guerra, coordenador de Saúde Bucal do Desai.

De acordo com Maria Gorete Badaró Pianissolla, epidemiologista da Coordenação de Informática do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Depin), a Funasa está realizando um levantamento dos equipamentos e condições de informática em todos as unidades da Fundação. A idéia é realizar o piloto durante um mês nos três Dseis a serem selecionados e, depois, expandir para todo País.
Fonte: Funasa.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.