Panorama
 
 
 

JARDIM ESCOLA CAPACITA COMUNIDADE CARENTE E PROMOVE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

29/06/2006 - O Jardim Botânico de São Paulo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo - FUSSESP, realizou hoje (29/6) a formatura da quarta turma do Programa Jardim Escola, composta por 17 alunos de diferentes faixas etárias. O evento ocorreu no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, com as presenças da primeira-dama do Estado, d. Renéa de Castilho Lembo, também presidente do FUSSESP, que procedeu à entrega dos certificados junto com um porta-retrato oferecido pela Escola Morumbi e um jogo de ferramentas para jardinagem, fornecido pela Corneta, que permitirá que os alunos se iniciem na atividade.

A cerimônia, que teve início às 11 horas, foi aberta com a saudação do diretor do Instituto de Botânica, Luiz Mauro Barbosa, que estava representando o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg. Barbosa, que fez parte do grupo de professores do curso, falou da sua satisfação com os resultados do projeto, que está capacitando e promovendo a inserção das pessoas no mercado de trabalho. Segundo informou, a maioria dos alunos formados está trabalhando em empresas contribuindo também para a melhoria do meio ambiente.
O orador do grupo, Ed Carlos de Jesus, mostrou-se emocionado e muito feliz por estar se formando. Em nome dos colegas agradeceu a oportunidade propiciada pelo Projeto Jardim Escola, que possibilitou que eles, a maioria desempregada, conseguissem um espaço no mercado de trabalho. Disse que nunca tinha imaginado que um dia estaria se formando.

A paraninfa da turma, professora Maria Lourdes das Flores Geeseq, também emocionada, disse que se considera muito incentivada e interessada pelo alcance social representado pelo programa. Salientando que a maioria dos formados já conseguiu trabalho, disse que essa é a porta para o desenvolvimento social. Em seu discurso, aconselhou os alunos a continuarem a estudar o assunto e se aprofundar na profissão.

O Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem, que faz parte do Projeto Jardim Escola, tem duração de um mês e capacidade para atender 30 alunos por turma. O programa, que atende pessoas em dificuldades financeiras e desempregadas, para capacitá-las para o mercado de trabalho, existe há dois anos e já formou 62 alunos.

Para Maria Margarida Fiuza de Melo, coordenadora executiva do curso, formar jardineiros é uma das missões do Jardim Botânico e “com a parceria com o Fundo Social de Solidariedade aconteceu a união perfeita, pois uma das missões do Governo é a inclusão social”. Como ela, os alunos também estavam muito emocionados com a formatura.

Luciana de Moura da Costa e Nancy Maria da Silva, que estavam desempregadas, contam que souberam do curso por intermédio da Entidade Unidos Comunitário do Jardim Papai Noel e se interessaram pelo projeto, pois sempre gostaram do assunto relacionado com a natureza e o meio ambiente. No curso, além do cultivo de plantas e de noções sobre paisagismo, aprenderam a valorizar a natureza.

Acharam o curso ótimo, porém, gostariam que ele tivesse uma duração maior. Pretendem, agora, colocar em prática tudo o que aprenderam. Só lamentam o fato da turma ter começado com 30 alunos e terminado com apenas 17. Os outros 13 desistiram por diferentes motivos, dentre eles a dificuldade de chegar no local.

O projeto conta com o apoio das empresas São Paulo Alpargatas S.A., Corneta Ltda., Denadai Alimentação S.A., Fiaflora, Escola Morumbi, Fast Shop, Bosch e Carrefour.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Denise Caravaggi)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.