Panorama
 
 
 

MINISTÉRIOS ASSINAM ACORDO PARA DIVULGAR A AGROECOLOGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

28/06/2006 - Brasília – Um acordo envolvendo cinco ministérios foi assinado hoje (28) em Brasília para estimular ações voltadas à agroecologia. Representantes dos ministérios da Agricultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Social, Educação e Meio Ambiente ficarão responsáveis por desenvolver ações para a área de produção agrícola sem o uso de agrotóxicos e pela inclusão do tema no sistema de ensino no país.

Para o ministro da educação, Fernando Haddad, essa é a oportunidade de potencializar o ensino voltado para a produção orgânica. "Se nós usarmos a educação para que as famílias do campo conheçam essa forma de agricultura e possam desenvolver projetos aliando viabilidade econômica com produção de alimentos sem agrotóxicos, vamos oferecer uma alternativa que nem sempre esta disponível por falta de conhecimento mais apurado em torno da questão", avalia Haddad.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que o trabalho conjunto entre os ministérios contribuirá para o processo de regulamentação da lei dos orgânicos, que estabelece os padrões de qualidade para o produto orgânico brasileiro e deve ser assinada pelo presidente Lula na próxima semana. "Essa lei dá uma definição muito importante para a agricultura brasileira. Ela traz a normatização, as regras para a produção, define que tipos de produtos podem ser produzidos nessa área, além das normas de comércio para exportação e importação", conta Rodrigues.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o mercado de produtos orgânicos tem um potencial de crescimento muito grande que pode impulsionar o setor, gerando oportunidades para os pequenos produtores. "Na medida em que você tem mais assistência técnica e tecnologia apropriada para a produção, os produtores vão cada vez mais melhorando suas práticas agrícolas. Você tem uma maior produtividade e com isso uma redução nos custos e um aumento da procura pelos alimentos orgânicos", diz a ministra.

Dados do Ministério da Agricultura mostram que no Brasil cerca de 15 mil produtores cultivam produtos orgânicos. A área plantada é estimada em torno de 800 mil hectares. Entre os alimentos mais cultivados estão hortaliças, café, cana de açúcar e frutas.
Valtemir Rodrigues

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.