Panorama
 
 
 

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL INAUGURA USINA DE BIODIESEL NO CEARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

26/06/2006 - Brasília – O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, inaugurará às 9 horas da próxima sexta-feira (30/06), no município cearense de Tauá, 400 km a sudoeste de Fortaleza, a primeira de duas usinas piloto de biodielsel instaladas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Nordeste – a outra, localizada em Piquet Carneiro, também no Ceará.

Com capacidade para produzir, anualmente, 864 mil litros de biodiesel, a usina piloto de Tauá tem como principal objetivo fomentar a produção da mamoma em áreas onde ela já se desenvolve naturalmente, segundo explicou o diretor-geral do Dnocs, Eudoro Santana. “Nós desejamos difundir a tecnologia de produção do biodiesel junto aos pequenos produtores, buscando um efeito multiplicador na região”, acrescentou.

Para a instalação das duas usinas piloto de produção de biodiesel, o Dnocs celebrou convênio, no valor de R$ 1,3 milhão, com o Instituto Centro de Ensino Tcnológico (Centec). Além da mamona, as usinas poderão utilizar óleos de outros vegetais, como o babaçu, a soja e o girassol. A Prefeitura de Tauá e a Cooperativa dos Irrigantes do Projeto de Irrigação Várzea do Boi, localizado naquele município, também apoiaram o empreendimento. Os irrigantes aceitaram a sugestão dos técnicos do Dnocs e plantaram sementes de mamona em uma área de 10 hectares, que agora será ampliada.

Para o ministro Pedro Brito, a instalação das duas usinas piloto de biodiesel na região dos Inhamuns – uma das áreas de menor pluviometria do Nordeste – indica a correta atuação do Dnocs no sentido de contribuir para a revitalização da cadeia produtiva da mamona e a consequente inclusão social no semi-árido, gerando emprego e renda.

O biodiesel é uma das fontes de matriz energética do futuro pelas suas qualidades não agressivas ao meio ambiente. Dentre as culturas utilizadas como matéria-prima, inclui-se a mamona pela sua natural adaptação ao solo do semi-árido nordestino. Em passado não muito distante, a mamona era boa fonte de renda para as famílias de pequenos agricultores, pois sua produção absorvia grande quantidade de mão-de-obra em todo o seu ciclo, desde o campo até a indústria. “Por isto mesmo, o Dnocs elegeu o Programa Biodiesel e a Inclusão Social no Semi-Árido Nordestino como uma de suas prioridades”, afirmou seu diretor, Eudoro Santana.

A atuação do Dnocs na implementação do biodiesel tem seis objetivos: 1) desenvolver a cadeia produtiva da mamona em nível tecnológico com a finalidade de permitir retorno produtivo, social e econômico, favorecendo, ainda, os aspectos ambientais, sanitários e de segurança para as famílias dos pequenos produtores; 2) implantar pequenas unidades de extração de óleo de mamona e consolidar a tecnologia de obtenção do biodiesel; 3) incrementar a participação de produtores cadastrados no Programa Bolsa Família, visando torná-los autosustentáveis, abrindo vagas para outras famílias necessitadas; 4) promover a recuperação dos solos da região pelo uso da torta da mamona, rica em fibra e nitrogênio, e ao mesmo tempo o incremento da oferta de alimentos para bovinos, caprinos e aves pela utilização da torta desintoxicada; 5) promover a capcitação de produtores e técnicos visando o domínio da cadeia produtiva; 6) desenvolver o associativismo, agrupando os produtores em torno de cooperativas para a gestão e a comercialização da produção.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.