Panorama
 
 
 

MINISTRO DO STF DEFINE COMO “SEDE DE VINGANÇA” PRISÃO TEMPORÁRIA DE ACUSADO DE MATAR MISSIONÁRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

29/06/2006 - Brasília - O ministro Cezar Peluso do Supremo Tribunal Federal (STF) define como "sede de vingança coletiva" a prisão temporária do fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang. O ministro concedeu hoje habeas corpus ao fazendeiro. E considera que a "gravidade do crime" não é motivo para a prisão.

O acusado estava preso desde o dia 14 de fevereiro, dois dias após o assassinato da freira. Em seu voto, Cezar Peluso argumentou ainda que a prisão preventiva não pode ser utilizada como "antecipação de pena". Segundo o ministro, "o clamor público não é cláusula legal que enseja a prisão cautelar. Considero a prisão preventiva absolutamente ilegal", concluiu o ministro determinando a soltura imediata de Regivaldo Pereira.

Há dois meses, o fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, conhecido como Tato, confessou ter encomendado a morte de Dorothy e foi condenado a 18 anos de prisão. Os dois executores do assassinato, Rayfran das Neves e Clodoaldo Batista, disseram que Tato ofereceu R$ 50 mil pela morte da missionária. Rayfran, assassino confesso, foi condenado a 27 anos e Clodoaldo Batista foi condenado a 18 anos.

Além de confessar seu crime, Tato apontou Regivaldo e Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, como os mandantes. Explicou que eles encomendaram a morte porque Dorothy havia denunciado "Bida" e "Taradão" por crime ambiental.

A missionária norte-americana Dorothy Stang trabalhava há mais de 30 anos com pequenas comunidades pelo direito à terra e a exploração sustentável da Amazônia. Ela foi assassinada no dia 12 de fevereiro, em uma estrada de terra, próxima ao município de Anapu (PA).
Alessandra Bastos

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.