Panorama
 
 
 

MMA REALIZA CONSULTAS PÚBLICAS E SEMINÁRIOS PELO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Governo federal realizará consultas públicas na região da BR-319

30/06/2006 - O governo federal realizará, de 19 a 28 de julho, na região de influência da BR-319, no Estado do Amazonas, consultas públicas para definir o tipo de uso das terras que, desde janeiro deste ano, são consideradas Áreas sob Limitação Administrativa Provisória (ALAP). As ALAP são porções de território com alto risco de danos graves aos seus recursos naturais, onde se proíbe o desmatamento pelo prazo de sete meses para realização de estudos para a criação de Unidades de Conservação.

O governo quer discutir com a sociedade a proposta de destinação final das áreas ao longo da BR-319. A proposta que passará por consulta pública foi elaborada por um grupo que reuniu diversos ministérios e órgãos federais e do governo do estado do Amazonas, com a finalidade de estudar as informações disponíveis sobre a região. As consultas públicas serão realizadas em Tapauá (19), Camutama (20), Lábrea (22), Humaitá (24), Manaus (26) e Beruri (28).

A experiência de ALAP já foi testada com sucesso na região do entorno da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), onde foi constatada grande diminuição de desmatamento e outras práticas ilegais que prejudicavam as comunidades locais.

FNMA firma convênios com municípios da Amazônia

26/06/2006 - Nesta quarta-feira (28), serão formalizados 13 convênios entre municípios da Amazônia e o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para a aplicação de R$ 5.534.000,00 na construção de Agendas 21 locais, no fortalecimento da gestão ambiental municipal e no ordenamento territorial de municípios da área de influência da BR-163. Esses foram os municípios que responderam aos três editais do FNMA para serem beneficiados com recursos do Sub-Programa de Políticas de Recursos Naturais (SPRN). Juntos, os editais beneficiarão 30 municípios.

Os convênios serão firmados em solenidade na Sala de Multimídia, no 5º andar do Ministério do Meio Ambiente, às 15h, com a presença da ministra Marina Silva. Vários prefeitos da região também estarão presentes.

Dos 13 projetos que serão formalizados nesta quarta-feira, sete estão relacionados com a área de influência da BR-163. São convênios que complementam o Plano BR-163 Sustentável, apresentado em solenidade no Palácio do Planalto, em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles representam ações concretas que serão implementadas na região.

Seminário debate experiências para restauração das APPs

26/06/2006 - O Ministério do Meio Ambiente promove entre os dias 12 e 14 de julho, em Brasília, seminário nacional para discutir sobre as áreas de preservação permanente (APPs). O encontro tem como objetivo divulgar e compartilhar experiências e técnicas bem-sucedidas de restauração de APPs alteradas ou degradadas, além de propor mecanismos de incentivos para ações de recuperação e de recomposição dessas áreas no campo e na cidade. Durante o seminário, o MMA deverá lançar a campanha nacional "Vamos Cuidar das APPs", cujo objetivo será informar à população sobre a função ecológica e social das APPs para a qualidade de vida e o desenvolvimento ambientalmente sustentável.

De acordo com a diretora-substituta do Conama, Dominique Louette, o seminário constitui uma das ações prioritárias do órgão para incentivar a recuperação, restauração e recomposição das APPs indevidamente ocupadas. Uma resolução do Conama estabelecendo as regras para uso excepcional dessas áreas foi aprovada em fevereiro deste ano. O texto foi amplamente discutido durante mais de três anos em reuniões plenárias do Conama, bem como debatido em reuniões públicas nas cinco regiões do país em 2005. A norma define situações excepcionais de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto para intervenção de vegetação em margens de rios, nascentes, veredas, topos de morros, regiões muito inclinadas, manguezais, dunas, etc.

Levantamento feito pelo MMA em 2005 indica que mais de 40% das APPs estão degradadas em diferentes locais do País. As pesquisas realizadas por universidades federais e estaduais abrangeram pouco mais de 2,7 mil quilômetros quadrados em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados mostraram que cerca de 21% da área estudada é de preservação permanente. No entanto, 43% dessas APPs já estão degradadas, principalmente por atividades ligadas à agropecuária. Na opinião do diretor do Conama, Nilo Diniz, é preciso incentivar o produtor rural a recuperar a APP.

A abertura do seminário será no encerramento da 83ª Reunião Ordinária do Conama, que ocorre nos dias 11 e 12 de julho, no auditório Petrônio Portella, do Senado Federal. Farão parte da pauta dessa reunião as propostas de resoluções sobre uso de lodo de esgoto na agricultura, emissão de poluentes por fontes fixas, termo de guarda de animais silvestres, e a alteração na Resolução 316 que trata sobre critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos, entre outros temas.

O seminário é organizado pelo Conama, Secretarias de Biodiversidade e Florestas, de Qualidade Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Agência Nacional de Águas e Ibama.
As inscrições podem ser feitas em http://www.mma.gov.br/port/conama/seminario.cfm

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Daniela Mendes e Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.