Panorama
 
 
 

PARA CETESB, SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL DEVE PROMOVER A RECICLAGEM DE MATERIAIS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

29/06/2006 - O presidente da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Otavio Okano, participou hoje (29/6) da abertura do VII Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem na Construção Civil, no Auditório Francisco Landi, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. O evento, que se encerra amanhã, conta com a presença de especialistas do Brasil, Alemanha e Estados Unidos, com o objetivo, entre outros, de difundir as tecnologias para reciclagem na construção civil.

Estiveram presentes, ainda, à abertura do seminário, organizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, o diretor da Escola Politécnica, Ivan Gilberto Sandoval Faleiros, o diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, Vahan Agopyan, a presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental - ABGE, Maria Heloisa Frascá de Oliveira, o coordenador do Programa de Gestão de Resíduos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo - SindusCon-SP, André Aranha Campos, e o presidente do Comitê de Meio Ambiente do IBRACON, Salomon Levy.
Okano lembrou que a CETESB mantém em funcionamento onze câmaras ambientais, para promover o diálogo com os setores produtivos. Como resultados desses entendimentos, destacou a norma de aplicação de vinhaça e os procedimentos relativos ao licenciamento dos postos e bases de combustíveis no Estado de São Paulo.

Com relação aos resíduos da construção civil gerados no país, afirmou que o desafio é a busca conjunta de soluções para eliminar os desperdícios “de forma a diminuir a exploração dos recursos naturais”. Para isso, salientou que é preciso promover a utilização de materiais recicláveis, o que vai contribuir também para reduzir as áreas de disposição de resíduos evitando o risco de surgimento de novas áreas contaminadas.

O seminário programou, no período da tarde, uma mesa-redonda com o tema “Panorama e Perspectivas da Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil”, com a participação, entre outros, da engenheira Maria Heloisa Lima Assumpção, do Setor de Planejamento de Normatização de Ações e Informações Ambientais da Diretoria de Controle de Poluição Ambiental da CETESB e secretária da Câmara Ambiental da Indústria da Construção.

Para amanhã, a programação do evento inclui as palestras “Panorama dos agregados reciclados na Europa”, de Anette Mueller, da Bauhaus-University Weimar, da Alemanha, e “A Indústria do Concreto dos Estados Unidos e o Desenvolvimento Sustentável”, de Christian Meyer, da Columbia University. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 11-3735.0202, do IBRACON.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.