Panorama
 
 
 

PESQUISA DEFINE NOVE ÁREAS PARA CONSERVAÇÃO DE PEIXES NA BACIA DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

25/06/2006 - Brasília – Até o final do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve concluir estudo sobre espécies e áreas da Bacia do São Francisco a priorizar nas ações governamentais de conservação. Uma das partes do mapeamento diz respeito aos peixes.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais Alexandre Godinho, que participa do levantamento do Ibama, disse que foram definidas nove áreas prioritárias para ações de conservação dos peixes no São Francisco.

São elas: a calha do rio e os principais tributários (rios que deságuam nele) entre Três Marias e a cabeceira da Represa Sobradinho; duas sub-bacias do Rio das Velhas; o Rio Piruaçu; as bacias dos rios de cabeceira do oeste baiano; e a Vereda São Marcos, na divisa de Goiás com Minas, que faz a comunicação entre a Bacia do Paraná e a do São Francisco.

Entre as espécies definidas, até aqui, como alvos estão algumas de interesse comercial, como o dourado, o surubim, o robalo e a tainha. Há também os chamados peixes anuais, que têm ciclo de vida curto e vivem em lagoas temporárias, bagres cegos que habitam cavernas e um peixe de lençol freático, do qual só conhece a ocorrência num município mineiro.

Para Godinho, levantamentos como esse são instrumentos para auxiliar na proteção das espécies e na restauração dos recursos pesqueiros – e, portanto, beneficiar quem vive deles. O estudo coordenado pelo Ibama já listou até agora 249 espécies animais e 83 vegetais, além de localidades, como prioritárias para conservação.
Isabela Vieira

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.