Panorama
 
 
 

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE É REALIZADA NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

São Luís (27/06/06) - A Superintendência do Ibama em São Luís será espaço, nesta quarta-feira (28), a partir das 9 horas, de uma reunião de avaliação dos encaminhamentos das resoluções aprovadas na II Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizada em dezembro de 2005 em Brasília (DF).

O Maranhão enviou para a plenária nacional uma delegação com 27 representantes, eleitos na conferência estadual dentre membros do setor governamental, empresarial e de movimentos sociais, respeitando a proporcionalidade definida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para a reunião desta semana, que contará com a presença do representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Humberto Machado, foram convidados os delegados titulares, os suplentes e os membros da Comissão Organizadora Estadual. O objetivo do encontro é discutir como as propostas suscitadas na II CNMA estão sendo postas em prática no Estado e como viabilizar aquelas que ainda não foram implementadas.

Uma das prerrogativas do MMA é que as alternativas de políticas públicas ambientais sejam geridas de maneira democrática e participativa. Neste contexto, enquadra-se a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Sua primeira edição foi realizada em 2003 e representou um novo modelo em relação à política ambiental no país, pois foi a primeira vez, em três décadas, em que se teve a iniciativa de convocar os mais diversos segmentos da sociedade, levando até eles a proposta de incluir em suas realidades a discussão de questões ambientais. Assim, a política ambiental brasileira arregimentou esforços de órgãos governamentais, empresariado, pesquisadores e comunidades tradicionais.

Sob o lema "Vamos Cuidar do Brasil", as problemáticas de cada região do país foram analisadas pelos participantes da Conferência. Os debates foram férteis, originando centenas de projetos - a maioria deles convertidos em ações pelo MMA. Entre as mais emblemáticas, pode-se citar: o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia; o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e a criação de unidades de conservação de proteção integral, além da ampliação daquelas já existentes.

No caso do Maranhão, durante a Conferência de 2005, em Brasília, foi anunciada a criação do Parque Nacional de Chapada das Mesas. A II Conferência Nacional do Meio Ambiente foi realizada em dezembro do ano passado. Somaram-se a ela várias conferências nos âmbitos municipal, estadual e regional, mobilizando cerca de 86 mil pessoas.

Durante os quatro dias de reunião, discutiram-se 831 deliberações. Destaque para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com atenção especial à regularização fundiária daquelas unidades em funcionamento; o apoio às atividades de revitalização da bacia do Rio São Francisco; aplicação de Planos de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento que atinjam todos os biomas do Brasil, a exemplo do que já ocorre na Amazônia e implantação do projeto desenvolvimento sustentável na BR-163 e em outras áreas, como a BR-319.

Outros pontos significativos foram a constatação de que são necessários a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Plano Nacional de Recursos Hídricos, a ampliação do programa de capacitação de Gestores e Conselheiros Municipais de Meio Ambiente e o envio, ao Congresso Nacional, do Projeto de Lei de Acesso aos Recursos Genéticos.

A Conferência Nacional do Meio Ambiente adquiriu o caráter de instância permanente do Sisnama como um evento bienal, nas versões adulta e infanto-juvenil. Para facilitar a divulgação e o gerenciamento das atividades, determinou-se ainda a criação de um sistema de informação e comunicação que funcione permanentemente. Toda a execução das deliberações da CNMA será monitorada por um Grupo de Trabalho e por uma equipe técnica nomeada pelo MMA, que contarão com o auxílio da Comissão Organizadora Nacional, assim como de suas similares estaduais.

O MMA e o Ibama, em conjunto com as instituições a eles vinculadas, vêm permanentemente implantando e dando apoio a ações que conjuguem desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação dos recursos naturais, o que se convencionou chamar sustentabilidade ambiental. Para alcançar este objetivo, é preciso adotar uma visão macro, que faça interagir os diversos campos sociais.

Assim, pensar o meio ambiente significa passar também pelos aspectos políticos, econômicos e culturais da questão. O caráter abrangente desta política ambiental baseia-se em quatro princípios: promoção do desenvolvimento sustentável; inserção da dimensão ambiental nas políticas públicas; participação e controle social; fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). A mobilização em torno da CNMA incorpora essas diretrizes, e as reuniões periódicas pós-conferências são outra ferramenta para manter essa interação entre poder público e sociedade.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Cíntia Lucas)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.