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SALÃO DO TURISMO RECEBEU MAIS DE 100 MIL VISITANTES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Salão do Turismo recebeu 109,4 mil visitantes

28/06/2006 - O 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado de 2 a 6 de junho de 2006, em São Paulo, superou o número de visitantes da primeira edição do evento e, em 2006, recebeu 109,4 mil pessoas. Pesquisa realizada neste ano com o público revelou que o evento ainda é considerado a maior mostra das belezas naturais do Brasil, além de ser uma vitrine da cultura e da gastronomia nacional.

O estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob coordenação do MTur, mostrou que os paulistas foram os principais visitantes do evento: dos entrevistados, 83,3% eram de São Paulo. Minas Gerais aparece em segundo lugar de origem do público, com 3,7%. Em terceiro está o Rio de Janeiro, com 2,7%. A pesquisa foi aplicada durante o período de realização das duas edições do evento. O objetivo é aproximar os anseios dos visitantes às metas do Salão do Turismo. A maior parte das entrevistas foi realizada no domingo, dia 4, quando o Salão registrou maior volume de público.

De acordo com o relatório da pesquisa FGV, feita com 1.532 entrevistados, 72,7% dos visitantes afirmaram estar completamente satisfeitos com o evento. Da amostra, 93,2% disse que pretende voltar a uma próxima edição. Para os entrevistados (65,3%), o principal interesse no Salão é conhecer os roteiros turísticos e os atrativos oferecidos pelas Unidades da Federação e participar das atividades oferecidas durante o evento. Dos entrevistados, 34,7% foram ao Salão por motivos profissionais.

Para 22% dos entrevistados, a cultura é o principal atrativo dos roteiros apresentados pelas 27 Unidades da Federação, seguido das belezas naturais (16,5%), das praias (12,5%) e do ecoturismo (5,2%). Quando a pergunta referia-se aos novos roteiros, 66% declararam ter visto novidades nessa edição do Salão do Turismo. A pesquisa FGV é uma importante ferramenta para o planejamento da próxima edição do Salão do Turismo e também para o desenvolvimento de ações no Ministério do Turismo em relação ao atendimento ao turista brasileiro.

Perfil - Outros dados apresentados pela pesquisa da FGV merecem destaque. O público do Salão do Turismo é de maioria feminina (63,8% contra 36,2% do público masculino). Dos não-residentes em São Paulo, 43,2% não se hospedou na capital paulista; em contrapartida, 36,6% acomodaram-se em hotéis ou flats e apenas 11,8% na casa de familiares ou amigos. O meio de transporte mais utilizado pelos visitantes do Salão do Turismo foi o ônibus de excursão (44,8%) e, em segundo, o avião (26,1%).

Resultados - Foram seis dias de intensa programação, entre lançamentos de roteiros turísticos e exposições; manifestações culturais; apresentação e produção de artesanato; moda; gastronomia; intenções e negócios efetivados entre agências, operadoras e clientes; palestras, lançamentos de livros; troca de experiências; apresentações de projetos; vendas e reservas de pacotes; e assinaturas de protocolos.

Isso faz com que o Ministério do Turismo, que investe na promoção do turismo brasileiro, se orgulhe dos números do evento. A começar pelos 396 roteiros apresentados na Feira de Roteiros Turísticos, revelando o potencial turístico de 1.027 municípios e de 149 regiões brasileiras. Dos roteiros apresentados nessa edição do Salão do Turismo, 87 roteiros com 474 municípios estão sendo trabalhados pelo MTur para atingir a qualificação e atender à demanda internacional do Turismo.

Salão do Turismo gera expectativa de negócios de R$ 135 milhões

28/06/2006 - O resultado final do 2º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado de 2 a 6 de junho de 2006, em São Paulo, demonstra uma perspectiva positiva para o setor. Confirma ainda que o evento, organizado pelo Ministério do Turismo, é a maior oportunidade para promoção da atividade no País. A expectativa de negócios nas rodadas nacional e internacional girou em torno dos R$ 135 milhões.

Foram seis dias de intensa programação, entre lançamentos de roteiros turísticos e exposições; manifestações culturais; apresentação e produção de artesanato; moda; gastronomia; intenções e negócios efetivados entre agências, operadoras e clientes; palestras, lançamentos de livros; troca de experiências; apresentações de projetos; vendas e reservas de pacotes; e assinaturas de protocolos. No total, 109,4 mil pessoas visitaram o 2º Salão do Turismo, público acima do que compareceu à primeira edição em 2005.

Entre os números que podem ser destacados nessa edição do evento, estão os 396 destinos apresentados na Feira de Roteiros Turísticos, que revelaram o potencial de 1.027 municípios de 149 regiões brasileiras. Entre os apresentados, 87 roteiros (474 municípios) estão sendo trabalhados pelo MTur para atingir a qualificação e atender à demanda internacional do turismo.

Negócios efetivados - No Balcão de Comercialização, espaço criado nesta edição do Salão para vender pacotes turísticos, foram comercilizados R$ 350 mil. Como foi a primeira experiência com vendas no Salão, o resultado superou as expectativas, garantem os organizadores. Foram cadastrados 1.328 clientes e há uma expectativa de efetivação de R$ 150 mil em negócios nas primeiras semanas após o evento. Entre os roteiros mais comercializados no Balcão destacam-se Natal, Maceió, Porto Seguro, Fernando de Noronha e Fortaleza.

A Rodada de Negócios, ambiente criado para promover a efetivação de negócios entre agências e operadoras, também rendeu boas perspectivas para o setor. Na rodada nacional foram realizados 1.1000 encontros entre 54 operadoras (compradoras) e 216 agências receptivas (vendedoras), com expectativa de negócios em R$ 58,9 milhões em 12 meses. Outra novidade do Salão foi a Rodada de Negócios Internacional, que reuniu 60 empresas estrangeiras e 31 operadoras nacionais com expectativa de US$ 34 milhões em 24 meses. No total, a expectativa de negócios para as rodadas de turismo é de R$ 135,4 milhões.

A cara do Brasil - Na Vitrine Brasil, onde o Salão do Turismo apresentou as cores, os ritmos e os sabores do País, os números também impressionam. Na Mostra Gastronômica, espaço destinado à degustação da comida tipicamente nacional, foram servidos 53,4 mil pratos, totalizando R$ 152,2 mil em vendas.

Já nas Casas do Brasil, onde o mais diversificado artesanato das 27 Unidades da Federação foi apresentado ao público, 30,9 mil peças foram vendidas, o que gerou um volume de negócios de R$ 473,2 mil. Essa foi mais uma atividade do evento que superou os números de 2005, quando foram comercializadas 24 mil peças, com retorno de R$ 212 mil. As Manifestações Artísticas registraram 77 apresentações, com participação de 1.009 artistas e 13 apresentações paralelas em oito Unidades do Sesc-SP, com envolvimento de 146 artistas.

Em um ambiente utilizado para apresentação de casos, trabalhos, projetos, experiências e, principalmente debates e palestras sobre o turismo, o Núcleo de Conhecimento registrou um público de oito mil pessoas. O grande destaque desse módulo foi para os palestrantes internacionais: Josep Chias, da Espanha; Dimitrios Buhalis, da Grécia; e Rolf Jensen, da Dinamarca.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

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