Panorama
 
 
 

SEMA-RS ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Junho de 2006

Dilda assina Protocolo de Intenções

(26/06/2006) - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Secretário Claudio Dilda, assinou hoje (26) o Protocolo de Intenções Sobre Espécies Exóticas Invasoras e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul.

O Protocolo é resultado de quatro anos de discussões que objetivaram organizar o combate, mitigação e erradicação de espécies exóticas invasoras no Estado. Participam do Fórum de Espécies Exóticas Invasoras e Desenvolvimento Sustentável entidades governamentais, universidades, ONG’s, instituições privadas e pessoas físicas.

Para discutir o assunto a Fundação Zoobotânica, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS) e o Instituto Hórus, promove o 3° Seminário de Espécies Exóticas Invasoras e Desenvolvimento Sustentável.

O evento ocorre nesta segunda-feira (03) a partir das 9h no Auditório de Educação Ambiental na FZB. Inscrições no e-mail ideaas@terra.com.br ou pelo telefone (51)3222-8547.

Projeto Mata Atlântica promove curso de geoprocessamento

(26/06/2006) - O Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), dentro das atividades de implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG), está promovendo cursos de capacitação em geoprocessamento.

São aulas de 30 horas semanais, por um período de nove semanas, para representantes das entidades executoras e partícipes do Projeto: Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, Fepam, Fundação Zoobotânica do RS, Ibama/RS, Comando de Polícia Ambiental e prefeituras de Osório, Caraá e Riozinho.

Conforme a gerente-executiva do Projeto Mata Atlântica, Vera Pitoni, os técnicos que estão recebendo essa capacitação é que vão alimentar o banco de dados e o portal que está sendo construído com informações da área do Projeto, que engloba 28 municípios da região nordeste do Estado e 23.000 Km² de área.

Dilda abre encontro do Pró-Mar-de-Dentro

(26/06/2006) - O secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, abriu, no início desta tarde (26), a reunião com dirigentes de meio ambiente dos municípios da área de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro. O encontro acontece na sala Espaço Verde do prédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em Porto Alegre.

“É do nosso interesse essas parcerias que vêm sendo costuradas. Elas garantem a vida de qualquer projeto e são a ante-sala para a busca de investimentos. Um grupo é potencialmente mais produtivo e fazemos questão de sacramentar e ampliar essas parcerias. Na medida em que temos bons projetos fica fácil ir atrás de recursos para implementar ações”, destacou Dilda.

A reunião busca debater as estratégias de desenvolvimento do Programa e a instalação de um fórum permanente de discussões, solicitado pelos próprios municípios que integram o Pró-Mar-de-Dentro.

A reunião conduzida pela coordenadora do Programa, Maria Elisabete Ferreira, conta com a representação dos seguintes municípios: Rio Grande, Pelotas, Tapes, Camaquã, Aceguá, Balneário Pinhal, Viamão, Encruzilhada do Sul, Mostardas, Osório, Tramandaí, Candiota, São Lourenço do Sul, Cidreira, Cristal e Santana da Boa Vista.

Pró-Mar-de-Dentro cria Grupo de Gestores de Meio Ambiente

(27/06/2006) - A reunião promovida nessa segunda-feira (26) pelo Pró-Mar-de-Dentro com dirigentes de meio ambiente contou com a participação de representantes de 19 municípios entre os 50 que estão inseridos na área de atuação do Programa. O encontro resultou na criação do Grupo de Gestores Municipais de Meio Ambiente do Pró-Mar-de-Dentro que terá a incumbência de mobilizar os demais municípios para participar das ações do Programa e potencializar os projetos de gestão ambiental compartilhada.

No encontro também foi debatida a integração que vêm ocorrendo entre o Programa de Gestão Ambiental Compartilhado (PEAC), o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS) e o Pró-Mar-de-Dentro. No âmbito do PEAC, os municípios deverão apresentar os Projetos Demonstrativos Socioambientais. Já pelo Siga/RS, continuará a mobilização para que um número maior de municípios busquem a habilitação ao licenciamento ambiental das atividades de impacto local.

Os municípios presentes à reunião foram Turuçu, Arroio do Padre, Rio Grande, Pelotas, Tapes, Camaquã, Aceguá, Balneário Pinhal, Viamão, Encruzilhada do Sul, Mostardas, Osório, Tramandaí, Candiota, São Lourenço do Sul, Cidreira, Cristal e Santana da Boa Vista e Barra do Ribeiro.

A primeira reunião do Grupo de Gestores será no dia 24 de julho, às 9h, na Sema.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.