Panorama
 
 
 

TERMINA, EM PARIS, DEBATE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS OCEANOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

28/06/2006 - Encerra-se hoje (28) a 39ª reunião da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), em Paris, na França. Na pauta da reunião, que conta com a participação de representantes dos 129 países membros, estará o Ano Polar Internacional, além das pesquisas envolvendo o comportamento dos oceanos e seus impactos no meio ambiente.

A Comissão é o organismo responsável - no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) - pela coordenação mundial das pesquisas nos oceanos.

Na reunião foram expostas as ações brasileiras referentes ao tema, como a reestruturação do Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa) e a participação ativa dos brasileiros no Ano Polar Internacional, com 28 propostas já endossadas. Além disso, o País tem fornecido registros de espécies bentônicas amostradas entre 200m e 400m de profundidade para o Sistema de Informação Biogeográfica do Oceano (OBIS, sigla em inglês), através do Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (Revizee).

"Nos dois últimos anos foram repassados cerca de R$ 50 milhões do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para projetos relacionados à Biodiversidade, incluindo o Programa Básico de Oceonografia, Recursos Pesqueiros e Engenharia e Pesca e o Revizee", informa a coordenadora para o Mar e Antártica do MCT, Maria Cordélia Machado, que ressalta, ainda, o programa de recursos humanos em Taxonomia, que contempla as Ciências Marinhas e está em andamento no MCT.

A participação brasileira na Comissão é composta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), cujo titular é o secretário Luiz Antônio Barreto de Castro. O MCT é a instituição nacional, designada pela Comissão no Brasil, responsável pelo intercâmbio entre a COI, a comunidade científica e os demais ministérios interessados. Já a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), do Comando da Marinha/Ministério da Defesa, coordena os programas operacionais e de serviços oceânicos. Essa reunião teve também a participação da Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos, do Ministério do Meio Ambiente. A comitiva brasileira em Paris contou com representantes dos três ministérios e, ainda, com o embaixador do Brasil na Unesco, Macedo Soares.

A reunião começou no dia 21 de junho.

Estrutura

A COI reúne-se anualmente e foi fundada em 1960, contando atualmente com 129 Estados Membros, dos quais 41 compõem o Conselho Executivo. O orçamento é composto de 3% do orçamento da Unesco, além das contribuições voluntárias dos países participantes ao Fundo Fiduciário da Comissão.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.