Panorama
 
 
 

DECISÃO DE COMISSÃO DA CÂMARA PERMITE IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

5 de Julho de 2006 - 16h32 - Yara Aquino - Brasília - Um substitutivo ao projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovado por comissão especial da Câmara dos Deputados causando polêmica. Com a aprovação ontem (4), fica permitida a importação de materiais reciclados, inclusive pneus usados. A decisão dá visibilidade ao projeto 293/91 que agora segue para votação no plenário da casa.

A importação de pneus usados não é o único ponto do projeto que desperta preocupação, de acordo com o diretor da gerência ambiental territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Rudolf Noronha. "È uma montagem [o projeto], erra no foco, não contempla o que é mais importante que é o gerenciamento dos resíduos pelos municípios e a questão social também ficou de fora", afirma.

Segundo ele, o projeto se equivoca quando especifica o tratamento que deve ser dado a cada tipo de resíduos, pois "engessa" os procedimentos que ser tornam obsoletos rapidamente. "Cada vez mais você tem maneiras de tratá-lo [o projeto] mais sofisticadas e isso é muito rápido. O que falamos hoje há três anos não existia".

Noronha defende que o tratamento dos resíduos seja determinado por resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que podem acompanhar o avanço tecnológico necessário. Para ele, questões fundamentais ficam de fora como uma política que privilegie a gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos, que traga instrumentos de gestão participativo e transparente e que incluam os catadores de lixo no processo do tratamento dos resíduos.

Outra característica atacada é a extensa parte destinada às definições. O projeto começa com a definição de 27 termos como lixo, limpeza pública e até desperdício. "É extremamente longo, o que não convém a uma política nacional que tem que ser abrangente, com diretrizes gerais", argumenta o integrante do MMA. Ao longo do texto são especificados ainda os diversos tipos de lixo como os perigosos, hospitalares, de construção civil e de indústria e mineração.

O diretor afirma que o governo federal defende a necessidade de um marco legal para o setor e que há um texto na Casa Civil construído conjuntamente pelos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, das Cidades, da Fazenda, entre outros. "Não sei que espaço teremos para que esse texto seja usado no Congresso Nacional. Estamos agora articulando esse próximo passo", relata.

Hoje (5) a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa de reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) solicitado pela Comunidade Européia para analisar a proibição de importação de pneus usados em vigor atualmente no Brasil.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.