Panorama
 
 
 

FUNASA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA NUTRICIONAL INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

6 de Julho de 2006 - Valtemir Rodrigues - Brasília - Equipes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que trabalham com saúde indígena estão reunidas em Brasília para discutir a implantação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Indígena (Sisvan). O sistema, que já está implantado em nove dos 34 distritos sanitários especiais indígenas existentes, define ações para a segurança alimentar e nutricional, com o objetivo de garantir a saúde dos índios brasileiros.

Segundo o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, o que se busca é integrar as equipes que trabalham com saúde indígena de modo que possam contribuir contribuir para a implementação do sistema e a efetiva aplicação de ações para a área. Lustosa disse que o que mais dificulta a realização de um trabalho eficiente na atenção à saúde indígena é a falta de informações confiáveis, quadro isso é o que se quer mudar com o sistema.

"Esse sistema visa acompanhar e estabelecer indicadores do estado nutricional das crianças e mulheres em estado fértil, para que possamos montar políticas nutricionais, alimentares e de suplementação que minimizem os riscos da desnutrição e subnutrição, geradores de uma série de morbidades", esclareceu Lustosa.

Ele afirmou que o trabalho de complementação de vitaminas também será facilitado, o que permitirá melhor distribuição de sulfato ferroso, vitamina A e até de cestas básicas para a população indígena atendida pela Funasa.

De acordo com a gerente de vigilância nutricional da Funasa, Aline Caldas, hoje no Brasil não se tem um diagnóstico sobre as condições nutricionais dos índios. Ela disse que o programa vai atuar nas aldeias levantando os dados nutricionais em visitas domiciliares. "Esse diagnóstico não vai ser feito por pesquisas: vai ser feito na prática diária dos profissionais que lidam diariamente com a saúde indígena, como médicos, enfermeiros e nutricionistas", explicou.

A Funasa informou que nove distritos sanitários especiais indígenas (Dseis) já foram orientados sobre a implementação do sistema nos últimos 12 meses. As oficinas realizadas nessas localidades permitiram que os distritos enviassem com regularidade ao Ministério da Saúde dados sobre o estado nutricional dos indígenas.

Outra ação prevista pela Funasa é a capacitação dos profissionais de saúde de tais distritos na área de vigilância alimentar e nutricional. O curso, na modalidade de ensino a distância, vai atingir profissionais como médicos, enfermeiros e dentistas com o objetivo de formar equipes multidisciplinares para que o conhecimento seja aplicado imediatamente nas aldeias.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.