Panorama
 
 
 

MMA E CONAMA PROMOVEM EXPOSIÇÃO, REUNIÕES E A VOTAÇÃO SOBRE GUARDA DOMÉSTICA DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

MMA promove exposição de artesanato com material reciclado

07/07/2006 - O Ministério do Meio Ambiente promove exposição de artesanato confeccionado com materiais recicláveis, entre os dias 10 a 14 de julho, no entrada do Ministério do Meio Ambiente, Esplanada dos Ministérios. A organização é do Projeto Gestão Ambiental Urbana e Regional, da Secretaria de Qualidade Ambiental.

As peças, confeccionados por catadores do Distrito Federal e entorno, são feitas a partir de materiais recicláveis como papel, plástico e vidro . O trabalho de produção é desenvolvido pelas cooperativas Fundamental, Superação e Cortrap.

Para a técnica do Programa Gestão Ambiental Urbana e Regional, Sílvia Gonçalves, os catadores desenvolvem um importante trabalho ambiental. "Eles são agentes ambientais que atuam na ponta, diminuindo a quantidade de resíduos, e aumentando assim a vida útil dos aterros sanitários" , afirmou.

A exposição surgiu de demandas dos catadores que se reúnem periodicamente no Fórum Lixo e Cidadania do Distrito Federal. O Ministério do Meio Ambiente apóia iniciativas bem sucedidas na área de resíduos sólidos, e estimula a atuação dos servidores públicos no Projeto Coleta Seletiva na Esplanada e na Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P.
Ainda Feitosa

Conama se reúne em Brasília nos dias 11 e 12 de julho

06/07/2006 - A 83ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) será realizada, em Brasília, nos dias 11 e 12 de julho. A abertura do evento está prevista para as 9h, no Auditório nº 1 do Ibama. O Conama é órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e representa cinco setores (órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil).

Na pauta do plenário está prevista a análise de propostas de resolução como a da guarda doméstica provisória de animais silvestres, a que regulamenta o uso agrícola de lodo de esgoto sanitário e seus produtos derivados, a que define padrões de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas, além de alterações na legislação de incineração, moratória para a implantação de monoculturas de árvores exóticas no Bioma Pampa, entre outros.

De acordo com o assessor técnico do Conama, Cássio Sesana, se aprovada na plenária, a resolução que trata da guarda doméstica de animais silvestres permitirá que o cidadão comum detenha a posse temporária dos animais até decisão dos órgãos ambientais sobre o destino do animal.

Já a proposta sobre uso de lodos na agricultura provenientes das estações de tratamento de esgoto sanitário tem por objetivo dar destinação final adequada ao produto em vez de mandá-lo para aterros sanitários. Em alguns países já existem leis prevendo a utilização do resíduo para fins agrícolas. No Brasil, apenas o estado de São Paulo dispõe de legislação sobre o tema. O lodo de esgoto constitui fonte de matéria orgânica e de nutrientes para as plantas, além contribuir para melhoria da qualidade do solo e da produção.

Outro tema que estará em análise, a proposta de resolução sobre poluentes atmosféricos lançados por fontes fixas, tem por objetivo estabelecer base de referência nacional sobre as substâncias poluentes lançadas na atmosfera, compatibilizando seu desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente, da saúde e do equilíbrio ecológico.
Daniela Mendes

Conama vota resolução sobre guarda doméstica de animais

05/07/2006 - A Plenária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) se prepara para, no dia 12 de julho, apreciar a matéria que disciplinará a concessão de guarda doméstica de animais silvestres apreendidos. O assunto já foi tratado nas instâncias da Câmara Técnica de Biodiversidade, Fauna e Recursos Pesqueiros e de Assuntos Jurídicos, e, desde que deixou o grupo de trabalho em outubro de 2005, já foi bastante alterado em decorrência da polêmica suscitada por entidades de defesa dos animais de que a normativa permitiria que traficantes se tornassem "guardiões" da fauna.
O texto que será discutido na Plenária do Conama disciplina a concessão para os casos em que o animal apreendido não puder ser retirado no momento da apreensão para ser enviado ao seu habitat natural ou para jardins zoológicos, fundações ambientalistas ou entidades assemelhadas.

O termo de guarda é provisório e para isso, é necessário seguir alguns critérios, como apresentação de laudos veterinários e descrição detalhada das condições de manutenção do animal. O Ibama poderá retirar o animal quando do interesse de sua conservação e bem-estar. Há também a previsão de impossibilidade da adoção do termo nos casos de potencial invasão da espécie no bioma em que se encontra e de pertencer a listas de animais ameaçados.

A concessão do termo de guarda, segundo a proposta, não eximirá o infrator das sanções e das penalidades previstas em lei.

Seminário discute saberes da floresta

04/07/2006 - Representantes do Ministério do Meio Ambiente vão participar nos próximos dias 6 e 7, em Rio Branco, no Acre, do seminário Chico Mendes: Laboratório vivo de florestania. No encontro, serão debatidas questões sobre o conhecimento tradicional, ciência e tecnologia para o desenvolvimento de temas como economia da floresta, educação indígena, diálogo entre saberes (naturais e científicos) e informação, tecnologias e comunicação.

É o primeiro evento promovido pela articulação local para implementação do projeto Universidade da Floresta, que constitui um novo modelo de educação para o desenvolvimento sustentável, discutido com a sociedade e o governo estadual e que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente. Um Grupo de Trabalho Interministerial, composto por representantes de três ministérios e da sociedade civil, está trabalhando na articulação e implementação de ações para viabilizar a Universidade da Floresta.

As contribuições e propostas colhidas durante o seminário serão apresentadas aos membros do grupo de trabalho no âmbito do MMA para formatação e posterior discussão entre os membros do GTI. O relatório final deverá ser apresentado até agosto deste ano.
Gerusa Barbosa

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.