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PRONCOVE GERA ECONOMIA DE US$ 4,4 BILHÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

07/07/2006 - O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), implantado há 20 anos no Brasil, exibe hoje inúmeros dados capazes de comprovar sua eficácia. Estudos desenvolvidos pelo professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) , a partir dos resultados do Proconve sobre a saúde dos moradores de seis regiões metropolitanas, estimam ter sido evitadas, entre 1996 e 2005, cerca de 50 mil mortes por doenças cardiovasculares, doenças pulmonares e câncer de pulmão. De acordo com os estudos, isso resultou numa economia de US$ 4,4 bilhões para o país. Os estudos foram feitos em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Para comemorar essas e outras conquistas, os 20 anos do Proconve terão inúmeras atividades na próxima semana, entre os dias 10 e 14 de julho. Na sede do Ibama, em Brasília, haverá uma exposição técnica, em que a indústria nacional mostrará as tecnologias de controle de emissão veicular e a melhoria na qualidade dos combustíveis que o Proconve trouxe para o Brasil.
Haverá ainda postos de inspeção educativa das emissões de veículos, onde serão realizadas medições voluntárias e gratuitas de escapamento em veículos. O objetivo será demonstrar aos proprietários as vantagens da correta manutenção preventiva, incluindo economia de dinheiro e melhor qualidade do ar. Instituído em 1986 através de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Proconve teve o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores. Hoje, os veículos brasileiros têm os equipamentos capazes de assegurar o cumprimento das metas do programa e conseguiram reduzir em 98% a emissão de monóxido de

carbono (CO). Antes do Proconve, um veículo brasileiro emitia, em média, 54 gramas de CO por quilômetro percorrido. Hoje, a emissão fica em torno de 0,3 gramas. Para acompanhar o avanço tecnológico da indústria automobilística brasileira, o Brasil reavaliou a qualidade de seu combustível. Foi o primeiro país a banir o chumbo da gasolina, propondo-se a reduzir gradativamente o teor de enxofre existente na gasolina e no diesel.
Sandra Carvalho

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

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