Panorama
 
 
 

PROPOSTA PARANAENSE DE GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS É APRESENTADA NA FLÓRIDA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Julho de 2006

05/07/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, apresentou nesta quarta-feira (05), na Flórida (Estados Unidos), a proposta de divisão administrativa por disposição das bacias hidrográficas e não mais a partir da divisão geopolítica. Rasca foi a convite da Faculdade de Direito de Levin e Universidade da Flórida para participar do curso sobre “Legislação Americana com ênfase no Gerenciamento por Bacias Hidrográficas”, realizado até 7 de julho.

“Focar ações por bacias hidrográficas tem auxiliado na implementação de políticas públicas nacionais e internacionais. Eles não imaginavam que essa preocupação existisse em países em desenvolvimento”, declarou o secretário. Segundo ele, a proposta possibilitará um diagnóstico sobre a capacidade de uso das bacias hidrográficas do Paraná, que totalizam 16 bacias. “Poderemos trabalhar melhor indicadores como o nível de desmatamento, relação das unidades de conservação, atividades de risco, poluição, geração de lixo, mata ciliar e até mesmo número de municípios por bacia”, disse Rasca.

Entre os temas de debate do encontro na Flórida estão previstas palestras e atividades voltadas a “Perspectivas de Direito Ambiental”, “Pesticidas Agrícolas e Antibióticos”, “Gerência de Recursos Hídricos”, “Autoridade Legal e o Papel do Judiciário no Direito Ambiental e no Uso do Solo” e “Métodos alternativos de resolução de disputas ambientais”.

O secretário foi à Flórida acompanhado pelo promotor de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Saint Clair Onorato dos Santos, que implantou pioneiramente, em março de 2005, a divisão das promotorias de meio ambiente do Paraná por bacia hidrográfica. Atualmente existem 12 promotorias de meio ambiente, que atuam entre 15 e 20 municípios, em média.

“A iniciativa do secretário do Meio Ambiente é muito importante e essencial, tanto que o Ministério Público já vem fazendo isso”, Saint Clair. Ele explicou que a implantação da divisão por bacias tem aumentado a articulação entre os promotores para discutir estratégias de atuação, que antes eram realizadas em sua maioria de forma local e agora regional.

Como ficará - Hoje no Paraná, a Secretaria do Meio Ambiente possui oito regionais, juntamente com a Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) que também possui sete escritórios, somados aos outros 20 escritórios do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Estas 35 divisões de proteção do meio ambiente, espalhados pelo Estado, atendem aproximadamente 30 municípios cada. Apenas a Suderhsa terá aumento no número de escritórios regionais passando de sete para doze, a Secretaria e o IAP passarão apenas por modificações referentes aos municípios a que prestam atendimento.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.