Panorama
 
 
 

PUBLICAÇÃO DA FF ENSINA A ORGANIZAR VIVEIROS PARA CULTIVAR SEMENTES E MUDAS


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2006

03/07/2006 - Os 20 anos da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente - SMA, foram comemorados hoje (3/7) com o lançamento do livro “Recuperação Florestal: da semente à muda”, que reúne a experiência teórica e prática de técnicos e especialistas de diversas instituições. A publicação é um produto da instituição, criada em julho de 1986, atendendo ao objetivo de promover a aplicação prática do conhecimento desenvolvido pelas outras instituições que integram a SMA, explica Maria Cecília Wey de Brito, diretora-executiva da Fundação.

Suani Teixeira Coelho, secretária-adjunta da SMA, que representou o secretário José Goldemberg no evento, lembrou que, por meio de publicações como essa, as áreas de pesquisa do sistema ambiental mostram sua face pró-ativa, em contraponto com as atividades de fiscalização ou licenciamento pelas quais é mais conhecida. Na apresentação do livro, o professor Goldemberg salienta que a publicação contribui para enfrentar o desafio da recuperação de mais de um milhão de hectares de áreas ciliares desprovidas de cobertura vegetal no Estado, o que exige a produção de mais de dois bilhões de mudas com qualidade e diversidades adequadas ao meio a que serão destinadas.

A publicação, coordenada pela gerente de Desenvolvimento Florestal da FF, Claudete Marta Hahn, reúne informações que contribuem para o planejamento e dimensionamento de um viveiro, detalhando as diferentes fases que incluem desde a avaliação da oferta e procura de mudas e sementes, sazonalidade do mercado e dimensionamento do empreendimento até o preparo de embalagens, indicadores de qualidade da muda ou fichas de controle e eficiência de um viveiro.

Inúmeras plantas são mencionadas, como a cássia, murici, juçara, bonifácio e eugênia, pau-jacaré, olho-de-cabra, pata-de-vaca, peito-de-pomba e embira-de-sapo. A essas espécies se somam outras mais conhecidas, como o ipê, quaresmeira, araçá, paineira e jacarandá, totalizando 580 espécies arbóreas de ocorrência natural no Estado de São Paulo.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.