Panorama
 
 
 

ACORDOS DE PESCA NO ACRE SERÃO FORTALECIDOS COM A CAPACITAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Brasília (12/07/2006) - Teve início na última segunda-feira, 10/07, no município de Manoel Urbano, Acre, o primeiro Curso de Capacitação de Agentes Ambientais Voluntários (AAV's) do estado. O curso é realizado pelo IBAMA, em parceria com o Projeto Alto Purus, da WWF Brasil e da Secretaria da Assistência Técnica e Extensão Agroflorestal (SEATER).

Os 22 "alunos" são representantes da Associação Porto Alegre e Colônia de Pescadores de Sena Madureira e Associação de Pescadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano. Eles atuarão como voluntários, colaborando com órgãos ambientais na proteção e conservação dos lagos da região. Para o coordenador do Projeto Alto Purus, Marcelo Apel, o AVV são importantes na estratégia de implementação do manejo participativo da pesca.

Os lagos Novo, Bela Vista, Santo Antônio, São João, Mariomba e Bom Jesus foram os primeiros do Acre com acordos de pesca reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, através de Instrução Normativa de 2005, da ministra Marina Silva. As três instruções estabelecem regras de pesca naqueles lagos, duas em Manoel Urbano, uma em Sena Madureira.

Os pescadores e comunitários que participaram do curso de capacitação contribuirão com o Ibama, zelando pelo cumprimento dos Acordos de Pesca. Segundo a coordenadora do Programa Agentes Ambientais Voluntários no Acre, Roberta Graf, os voluntários serão o elo da comunidade com o Ibama. Eles divulgarão os Acordos de Pesca e realizarão atividades educativas na comunidade. Em Mutirão, monitorarão os lagos, podendo inclusive emitir Auto de Constatação, a ser levado às autoridades competentes para providências legais. "Os agentes serão lideranças protetoras. Ensinarão formas adequadas de utilizar e conservar os recursos naturais, sobretudo peixes", afirmou.

O curso termina nesta sexta-feira, 14 de julho, com solenidade de entrega de certificados, na Câmara de Vereadores de Manoel Urbano. Participarão o prefeito local, o presidente da Câmara de Vereadores e os secretários de Agricultura e Meio Ambiente de Manoel Urbano e de Sena Madureira. Estarão presentes ainda o secretário Estadual da SEATER, o representante da WWF Brasil e a coordenadora nacional do Programa Agentes Ambientais Voluntários.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.