Panorama
 
 
 

BIOENERGIA É TEMA DE CICLO DE PALESTRAS NA CODEVASF

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

14/07/2006 - Brasília – Na próxima terça-feira (18/07), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoverá o ciclo de palestras “Bioenergia – inserção da Codevasf na matriz energética do País – Programa Nacional do Biodiesel”. O evento acontecerá das 8h30 às 17h30, na sede da Companhia, no auditório Avelino Costalonga. Participarão da abertura o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, e o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton Farias.

Com o ciclo de palestras, a Codevasf pretende reunir informações sobre as novas tecnologias de produção de biodisel e, partir daí, estudar a viabilidade de aplicação do programa nos projetos desenvolve na região dos vales do São Francisco e do Parnaíba.

No evento, serão abordados quatro grandes temas. Na parte da manhã, das 9h30 às 10h15, será montada a mesa "Políticas Gerais do Programa de Biodiesel", onde será proferida a palestra "Biodiesel e o Desenvolvimento Regional", com Silvana Parente, secretária executiva do Ministério da Integração Nacional. Em seguida, às 10h30, na mesa "Pesquisa e Tecnologia de Produção do Biodiesel", serão abordados dois assuntos: "Tecnologia de Produção do Biodiesel", com Nedo Zecca, consultor internacional, e "Pesquisas de produção do Biodiesel", com Liv Soares Severino, da Embrapa.

No turno da tarde, serão montadas mais duas mesas. Às 14h00, o tema será "Experiências em Biodiesel", com duas palestras: "Biodiesel – Cadeia produtiva comparativa de diversas oleaginosas", a cargo de Univaldo Vedana, da Biodiesel BR, e "Biodiesel – Parcerias da iniciativa privada com Universidades e a agricultura familiar", com José Henrique de Sá, da Hedesa Tecnologias. Na segunda parte da tarde, a partir das 15h45, o tema será "Cenários Futuros", com três palestras: "Cenários futuros para biodiesel no Brasil", a cargo de Edna de Cássia Carmélio, coordenadora de Biocombustível da SAF; "Mercado internacional de crédito de Carbono", com Divaldo Rezende, representante da CO2e; e "MDL – Mudanças climáticas, sequestro de carbono e energias renováveis", com Stefano Merlin, presidente do Instituto Ecológica.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Codesvaf

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.