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de Julho de 2006 - Brasília - Os veículos
brasileiros poluem hoje 98% a menos em comparação
aos carros que eram fabricados no país
há 20 anos. Esse dado considera vários
tipos de gases poluentes. No caso da emissão
de monóxido de carbono, por exemplo,
considerado um dos gases mais nocivos à
saúde humana, a redução
foi de 99%. Em 1986, um carro despejava no
ar atmosférico 54 gramas de monóxido
de carbono a cada quilômetro rodado.
Hoje, essa quantidade é de 0,3 gramas.
Além de melhorar
a qualidade do ar, a redução
na emissão de poluentes ajuda a diminuir
o número de casos de doenças
cardiovasculares e pulmonares provocadas pela
poluição. Os dados foram divulgados
pelo Ministério do Meio Ambiente, responsável
pela implementação do Programa
de Controle da Poluição do Ar
por Veículos Automotores (Proconve),
criado em 1986. "Nestes 20 anos, há
uma redução de emissão
de poluentes significativa, tanto para veículos
leves como para veículos pesados em
várias categorias desses poluentes”,
ressaltou o secretário de Qualidade
Ambiental do ministério, Victor Zular
Zveibil, em entrevista coletiva.
Ao comentar os resultados
do Proconve, o coordenador do programa, Paulo
Macedo, destacou que a melhoria na qualidade
do ar ocorreu mesmo com o aumento da frota
nacional, que passou de cerca de 10 milhões
de veículos para aproximadamente 24
milhões, em duas décadas. De
acordo com o secretário, a redução
nos níveis de poluição
foi possível graças à
articulação entre o poder público,
a sociedade civil e a iniciativa privada (empresas
produtoras de veículos e autopeças
e setor de combustíveis). “Hoje, todo
carro sai de fábrica com catalisador
e injeção eletrônica”,
afirmou o coordenador do programa, ao destacar
que o país passou a investir em tecnologias
de controle de emissão de poluentes,
o que também contribuiu para aumentar
a competitividade da indústria brasileira.
Macedo disse que as medidas
para melhorar a qualidade do combustível
também foram importantes. Com o programa,
houve a eliminação do uso de
aditivos a base de chumbo na gasolina e a
redução do teor de enxofre no
óleo diesel.
Juliana Andrade