Panorama
 
 
 

CARTILHA ENSINA PEQUENO AGRICULTOR A PRODUZIR DE MODO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

13/07/2006 - Brasília – Produtores rurais passarão a ter mais acesso à tecnologia do Programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), o antigo Projeto Mandala, que incentiva pequenas unidades familiares de produção. Uma cartilha elaborada em conjunto pelo Ministério da Integração Nacional, pelo Sebrae e pela Fundação Banco do Brasil será lançada nesta sexta-feira (14/07), na cidade mineira de Pai Pedro.

O PAIS tem como objetivo difundir uma tecnologia de produção sustentável, de baixo custo, que seja facilmente absorvida pelo agricultor familiar. Com linguagem simples e ilustrações, a cartilha será distribuída aos produtores que queiram participar do programa. A meta do PAIS, que está sendo implantado em 356 municípios de 12 estados, é instalar, até o final deste ano, 1.080 unidades, para o que investirá R$ 6 milhões.

A cartilha será apresentada a partir das 9 horas desta sexta-feira aos produtores durante um seminário que reunirá parceiros do projeto na cidade de Pai Pedro. O idealizador da tecnologia do PAIS, o agrônomo angolano Aly Ndiaye, e o ator Marcos Palmeira, produtor de orgânicos, falarão para os presentes. A programação inclui também uma visita a uma unidade piloto do PAIS em funcionamento naquele município.

A Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional está apoiando o projeto porque ele possibilitará a geração de emprego, o aumento da renda e a sustentabilidade sócio-ambiental de cada unidade.

Uma unidade do PAIS conta com uma horta e um micro sistema agroflorestal, permitindo também a avicultura e a suinocultura, de cujo excremento é produzido o adubo orgânico utilizado pelos produtores. A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método do gotejamento.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.