Panorama
 
 
 

CONSULTA PÚBLICA EM CHAPADINHA RECOMENDA CRIAÇÃO DA RESEX EM CHAPADA LIMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

São Luís (14/07/06) - A equipe do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT) do Ibama no Maranhão realizou no dia 7 de julho, no município de Chapadinha, uma Consulta Pública sobre a proposta de criação de uma Reserva Extrativista na região de Chapada Limpa. Houve grande participação das associações comunitárias locais, como Juçaral, Chapada Limpa 1 e Chapada Limpa 2, totalizando mais de 70 pessoas. A reunião contou ainda com a presença de movimentos quilombolas, professores da Universidade Federal do Maranhão, representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outros.

As comunidades só lamentaram mesmo a ausência do poder público municipal, pois não havia representantes da Prefeitura de Chapadinha ou mesmo do Ministério Público, o que foi sentido por toda a plenária. Entretanto, as adversidades foram superadas pela participação dos movimentos sociais e das lideranças comunitárias dessa região do cerrado maranhense, que no final das contas são a parte mais interessada e com maior importância na Consulta, pois vão vivenciar mais diretamente os impactos positivos advindos da criação da Reserva.

A abertura se deu com uma apresentação inicial sobre as funções e características das Reservas Extrativistas e sobre o trabalho do CNPT no Maranhão. Depois foi explicado o laudo biológico da região de Chapada Limpa, seus resultados e os aspectos relevantes dos atributos naturais da área, como a surpresa da equipe em encontrar uma grande porção de cerrado conservado e a própria interação que a comunidade tem com o bioma.

Outro ponto colocado foi a metodologia utilizada nesse trabalho, em que se procurou envolver os moradores locais em todos os passos do laudo biológico, por meio de mapas falados e das entrevistas semi-estruturadas. O biólogo Alexandre Brito, do CNPT, destaca a receptividade daquelas populações à criação da Reserva: “Foi muito interessante o envolvimento da comunidade. Nós conseguimos uma legitimidade nesse processo, pois eles se sentiram incluídos e viram os resultados apresentados, que foram construídos junto com eles, o que foi muito importante. Consideramos que a Consulta Pública foi um sucesso”.

Após a parte expositiva, o espaço foi aberto para as considerações da plenária, em que houve manifestações favoráveis à Reserva de Chapada Limpa e algumas dúvidas a respeito de processos de desapropriação.

As Reservas Extrativistas funcionam como Unidades de Conservação que têm como princípio o uso sustentável dos recursos naturais, envolvendo comunidades que sobrevivem do extrativismo e que participam das decisões a serem tomadas sobre a gestão da área. A Reserva de Chapada Limpa ficará a aproximadamente 40 quilômetros da sede urbana de Chapadinha e abrange a bacia hidrográfica do Rio Munim, nas áreas de chapadas entre o Igarapé do Riacho Mutum e o Igarapé do Brejo da Bandeira.

O próximo passo do Ibama é reunir todos os documentos à ata da Consulta Pública, inclusive o levantamento fundiário realizado, encaminhando o processo a Brasília, para que seja analisado pela Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental. Após consultar os órgãos públicos relacionados (como o Incra), esta deve conceder um parecer favorável, e então enviará a proposta para a Casa Civil, para que o decreto de criação da reserva seja assinado pelo Presidente da República.

Já o Ibama/MA continuará promovendo reuniões com as comunidades da região de Chapada Limpa, nas quais serão discutidos assuntos como a criação e fortalecimento de um Conselho Deliberativo para a Reserva Extrativista. O próximo encontro está marcado para o dia 22 de julho.
Paulo Roberto Araújo Filho

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.