Panorama
 
 
 

IBAMA DIVULGA RESULTADOS DE SEIS OPERAÇÕES NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Belém (12/07/06) - As operações Kayapó, Cumaru, Sem Fronteiras, Aço Preto, Urucuré e Lago geraram cerca de R$ 60 milhões em multas, resultantes da lavratura de 121 Autos de Infração (AI), 106 Termos de Apreensão de Depósito (TDA) e 11 Termos de Embargo/Interdição (TEI). Houve o embargo de 01 empresa e 06 Notificações foram efetivadas. Foram apreendidos nas seis operações 2.399,601 metros cúbicos de madeira, mais de 105 mil metros cúbicos de carvão vegetal, 37 motosserras, 68 veículos e 102 animais silvestres. Embargados mais de 33 mil hectares de área já desmatadas e, 363 fornos de produção de carvão vegetal, oriundas de florestas nativas que alimentam siderúrgicas para produção de ferro gusa. A operação Aço Preto, em sua fase II, é a única que continua em andamento no sudeste do Pará.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Policia Militar, Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Sectam e Eletronorte, realizou seis operações no período de 17 de marco a 07 de julho do corrente, envolvendo 60 pessoas, entre agentes de fiscalização, policiais e técnicos do governo estadual e federal, com o objetivo de apurar denúncias de exploração ilegal de madeiras e desmatamento e combater ilícitos ambientais como o transporte e armazenamento de madeira nos municípios de Acará, Moju, Tailândia, Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis, Rondon do Pará, Tucuruí, Baião, Breu Branco, Goianésia, Pacajá, Anapu Novo Repartimento, Marabá, Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu nas regiões nordeste, sudeste e sul do Pará.

CARVÃO - Dados no Ibama comprovam que o desmatamento na chamada região do carvão vegetal, cresceu 17% em relação ao ano passado. A região do carvão abastece os pólos siderúrgicos para produção de ferro gusa dos estados do Pará e Maranhão. O Ibama está intensificando a fiscalização na Operação Aço Preto II, nos municípios de Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis e Rondon do Pará. Estima-se que são desmatados nessas áreas por mês cerca de cinco mil hectares de florestas nativas para produção de carvão vegetal.

ILEGAIS - O Ibama constatou a extração ilegal de madeira no município de Cumaru do Norte, sul do Pará, para abastecer serrarias na região. A Funai também está investigando indícios de extração ilegal de madeira na reserva indígena Apytereweua para abastecer serrarias em Cumaru, que fica a 70 km de Redenção. Os números da operação Kayapó (quatro mil hectares) e Cumaru (seis mil hectares) indicaram queda significativa no desmatamento em florestas nativas em relação ao ano passado, em São Felix do Xingu (segundo maior município do mundo) e Cumaru do Norte, municípios localizados na região sul do Pará. Nesse período as áreas desmatadas atingiram 40 mil hectares em Cumaru e Santana do Araguaia e 59 mil hectares em São Felix do Xingu.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.