Panorama
 
 
 

IBAMA PROMOVE CURSOS NO RIO DE JANEIRO E NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários na Rebio de Tinguá, RJ

Brasília (14/07/06) - A Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro e a Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá, em parceria com a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), o Núcleo de Unidades de Conservação (NUC/RJ), o Núcleo de Educação Ambiental (NEA/RJ) e com a Prefeitura de Nova Iguaçu promovem, entre os dias 17 e 21 de julho, o curso de Formação de Agentes Ambientais Voluntários (AAV). O objetivo, com o curso, é minimizar os impactos ambientais no entorno das Unidades de Conservação do Município de Nova Iguaçu.

A abertura do evento, que ocorre na próxima segunda-feira (17), será feita pela consultora da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro), Ilka Fagundes Correia, e pela servidora da Dipro, Júlia Zapata Rachid Dau, que apresentarão o Programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV) à comunidade da Rebio do Tinguá.

Na terça-feira (18), o Sub-Secretário de Meio Ambiente, Antônio Gouveia Neto realizará palestra Uso Sustentável dos Recursos Naturais. À tarde, Breno H. Coelho falará sobre Vegetação e Unidade de Conservação.

Na quinta-feira (20), tanto pela manhã quanto à tarde, serão feitos, por Dalton Novaes, palestras explicando a Abordagem na Fiscalização, Noções de Fiscalização e noções de como preencher o Formulário de Auto de Constatação, que todo agente ambiental voluntário credenciado tem que preencher ao verificar um ilícito ambiental. Na sexta-feira (21) falarão o superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Rocco e a Coordenadora do NEA/RJ, Sílvia Borges, que abordará as diretrizes da Educação Ambiental. A programação, que está sendo fechada, prevê a presença de um procurador Municipal, que falará sobre Legislação Ambiental Municipal.
Sandra Tavares

Curso para atendimento de ocorrências com carnívoros silvestres no RS

Porto Alegre (14/07/06) - O 8º Curso de Identificação, Prevenção e Controle da Predação por Carnívoros Silvestres foi realizado na Floresta Nacional de São Francisco de Paula. As aulas aconteceram de 26 a 30 de junho, com oferta de 25 vagas destinadas a servidores do Ibama no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além da Polícia Ambiental dos dois estados e da Fundação Zoobotânica. A iniciativa foi do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação dos Predadores Naturais (Cenap/Ibama) e do Núcleo de Fauna do Ibama/RS.

De acordo com a bióloga e instrutora Cibele Indrusiak, o curso teve por objetivo capacitar os participantes para o atendimento a ocorrências envolvendo carnívoros silvestres, ensinando a identificar as espécies e os fatores envolvidos em cada ocorrência, bem como orientar o produtor rural na adoção de medidas preventivas e mitigadoras.

Conforme Cibele, metade das espécies de carnívoros brasileiros está ameaçada de extinção. Muitas delas enfrentam, além da perda de hábitat e escassez de presas naturais, a mortalidade por caça e envenenamento por parte de produtores rurais prejudicados pela predação de criações domésticas. Visando reduzir estes conflitos, o Cenap trabalha na extensão da Rede Nacional de Atendimento à Predação (Renap) pelo Brasil, já tendo capacitado técnicos de vários estados brasileiros.

Outra preocupação dos técnicos do Ibama é fazer com que as informações corretas cheguem até a população, evitando pânico nas comunidades e ações precipitadas. Cibele lembra de casos em que aulas foram suspensas e reservas em hotéis desfeitas depois que falsas notícias de ataques de puma foram divulgadas. O biólogo Rogério Cunha de Paula, do Cenap, também foi instrutor das aulas ministradas na Floresta Nacional de São Francisco de Paula.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.