Panorama
 
 
 

MMA PROMOVE SEMINÁRIO E MARINA SILVA PARTICIPA EVENTO EM SÃO PAULO E BRASÍLIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2006

Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

14/07/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa nesta segunda-feira (17), em Jacareí (SP), das comemorações dos 10 anos de criação do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). Na ocasião, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA) assinará o 4º Termo Aditivo ao Contrato de Gestão firmado com a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap). O evento contará ainda com as presenças do diretor-presidente da ANA, José Machado, diretores da Agência e membros do Ceivap e da Agevap, entre outros.

Criado em 1996, o Ceivap firmou-se como referência para a gestão dos recursos hídricos, tanto na Bacia do Paraíba do Sul quanto para a implementação do Sistema Nacional.

Técnicos do MMA coordenam oficina de capacitação no Pará

13/07/2006 - Oficina de Capacitação Inicial dos projetos demonstrativos aprovados no Pará será realizada de 17 a 21 de julho, em Santarém, sob a coordenação de técnicos da Secretaria Técnica do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA). Serão discutidos dois temas: sistema de monitoria dos projetos e gestão financeira.

Durante os próximos três anos, o Ministério do Meio Ambiente investirá R$ 1.517.498,50 nos projetos. Os recursos são oriundos de doação da Cooperação Financeira da República Federal da Alemanha, por meio do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW), com a contrapartida do MMA e apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

Participam da oficina em Santarém seis instituições paraenses com projetos aprovados na última chamada do componente Projeto Alternativas ao Desmatamento e às Queimadas (PADEQ): STR de Belterra, STR de Placas, CEAPAC, CEFTBam, AMUCICAMP e AMTMO.

Seminário discute propostas de restauração de Áreas de Preservação Permanente

12/07/2006 - Teve início, nesta quarta-feira (12), no auditório Petrônio Portella do Senado Federal, o Seminário Nacional Restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs). O seminário, que será realizado até sexta-feira (14), foi aberto pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Claudio Langone, e teve a participação de representantes de governos, empresas, sociedade civil, Ministério Público, além de especialistas da área ambiental. Durante os três dias de evento serão abordados aspectos jurídicos, históricos, exemplos da legislação internacional e experiências bem-sucedidas de preservação.

Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, o seminário pretende estimular um movimento nacional para cuidar das APPs, que hoje representam cerca de um quinto do território brasileiro, além de propor mecanismos de incentivos para restauração dessas áreas no campo e na cidade.

Claudio Langone defendeu que fosse firmado um pacto entre os órgãos de governo, sociedade civil e setor empresarial para que a recuperação de áreas de proteção permanente seja objeto de uma política pública. "Nós estamos aqui fazendo o compartilhamento de experiências já existentes porque nós temos um diagnóstico bastante consistente sobre APPs. Nós estamos propondo uma reflexão sobre estas experiências com objetivo de colocá-las em uma escala e transformá-las em políticas públicas e de traduzi-las para a inclusão no orçamento dos nossos governos".

Levantamento feito pelo MMA em 2005 indica que mais de 40% das APPs estão degradadas em diferentes locais do País. Pesquisas realizadas por universidades federais e estaduais abrangendo pouco mais de 2,7 mil quilômetros quadrados em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mostraram que cerca de 21% da área estudada é de preservação permanente. No entanto, 43% dessas APPs já estão degradadas, principalmente por atividades ligadas à agropecuária.

Nesta quarta-feira foram discutidos os aspectos históricos e jurídicos das APPs. O debate foi coordenado por Gustavo Trindade, consultor jurídico do MMA e teve a participação dos especialistas Paulo Affonso Leme Machado, da Universidade Metodista de Piracicaba, Herman Benjamim, do Instituto Planeta Verde, Maria José Brito Zakia, da Votorantim Celulose e Papel e de André Rodolfo Lima, do Instituto Socioambiental.

Na programação de quinta-feira (13), estão previstas as apresentações de diversos trabalhos e experiências em recuperação de áreas de preservação permanente. A Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA apresentará um estudo sobre restauração de mata ciliar na Mata Atlântica e a Embrapa sobre mata ciliar no Cerrado. Experiências de entidades governamentais, de empresas e propriedades rurais, de organizações não-governamentais, do Ministério Público e de associações urbanas também serão apresentados e discutidos.

Na sexta-feira (14) serão montados grupos de trabalho que terão por objetivo discutir propostas para estimular a restauração de APPs. Entre os temas dos grupos estão: incentivos fiscais e tributários, aplicação de instrumentos econômicos de gestão ambiental, iniciativas técnicas de estímulo à preservação, APP na área urbana e educação ambiental.
Daniela Mendes

Ministra destaca avanços no combate à poluição

11/07/2006 - Ao participar da cerimônia em comemoração aos 20 anos do Programa de Controle da Poluição do ar por Veículos Automotores ( Proconve), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância dos resultados alcançados pelo Programa e parabenizou as instituições envolvidas nos trabalhos."Temos uma sociedade que está avançando e fazendo de outra forma a gestão da coisa pública. O programa tem que ter continuidade, pois mostra que os esforços de vários segmentos têm contribuído cada vez mais para estabelecer uma nova relação com a natureza", destacou Marina Silva.

A solenidade aconteceu nessa terça-feira (11) na sede do Ibama. Na ocasião, a ministra Marina Silva homenageou dez profissionais que contribuíram para as conquistas do Proconve.
Daniela Mendes

 

 
 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.