Panorama
 
 
 

NOVAS RESOLUÇÕES DO CONAMA SERÃO VOTADAS EM NOVEMBRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

12/07/2006 - As propostas de resoluções que tratam sobre termo de guarda doméstica de animais silvestres, a que define limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas e outra propondo alteração do artigo 18 da Resolução Conama nº 316, que dispõe sobre procedimentos e critérios para o funcionamento de sistemas de tratamento térmico de resíduos, serão analisadas em novembro na 84ª reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A apreciação dessas normas constava da pauta da 83ª reunião do Conselho, realizada nos dias 11 e 12 de julho. Entretanto, houve pedido de vistas da Agapan (Entidades Ambientalistas Região Sul), do Ministério Público Estadual (São Paulo), do ICV (Entidades Ambientalistas da Região Centro-Oeste, Ministérios do Meio Ambiente e o de Minas e Energia.

O texto sobre termo de guarda doméstica de animais silvestres disciplina a concessão para os casos em que o animal apreendido não puder ser retirado no momento da apreensão para ser enviado ao seu habitat natural ou para jardins zoológicos, fundações ambientalistas ou entidades assemelhadas.

A proposta sobre os limites de emissão de poluentes por fontes fixas vai permitir maior controle do Estado sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera. Uma das vantagens é a possibilidade de uma revisão mais rápida das tipologias de fontes e da inclusão de novas tipologias e de novos poluentes. Ela também define padrões mais rígidos de concessão de licença para as empresas que trabalham com a emissão de chumbo, celulose e indústrias siderúrgicas.

Quanto à alteração do artigo 18 da Resolução 316, os conselheiros entenderam que ela deve voltar a ser analisada na Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Conama para análise de outros dispositivos.

De acordo com o regimento do Conama, essas matérias serão os primeiros pontos da pauta da próxima reunião deliberativa do Conselho.
Gerusa Barbosa

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.