11/07/2006 - O Programa de Controle da Poluição
do Ar por Veículos Automotores (Proconve)
completa 20 anos de criação
e comemora importantes conquistas. Embora
a frota de veículos no país
tenha aumentado de 10 milhões para
24 milhões em duas décadas,
houve significativa melhoria na qualidade
do ar. A informação foi dada
nessa terça-feira (11) pelo secretário
de Qualidade Ambiental do Ministério
do Meio Ambiente, Victor Zveibil, durante
entrevista da sede do Ibama.
Zveibil esclareceu que os veículos
brasileiros poluem hoje 98% a menos em comparação
a 1986, quando foi lançado o programa.
Esse dado considera vários tipos de
gases poluentes. "No caso da emissão
de monóxido de carbono, por exemplo,
um dos gases mais nocivos à saúde
humana, a redução foi de 99%",
destacou o secretário. Ele lembrou
que, em 1986, um carro despejava no ar atmosférico
54 gramas de monóxido de carbono a
cada quilômetro rodado. Hoje, essa quantidade
é de 0,3 gramas.
Instituído através de resolução
do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),
o Proconve teve como principal objetivo reduzir
a emissão de poluentes dos veículos
automotores. O Brasil foi o primeiro país
a banir o chumbo da gasolina, propondo-se
a reduzir gradativamente o teor de enxofre
existente na gasolina e no diesel. Hoje, os
veículos brasileiros têm os equipamentos
capazes de assegurar o cumprimento das principais
metas do programa e comemora os resultados.
O secretário Victor Zveibil afirmou
que as inovações do Proconve
são muito positivas, mas mostram que
ainda há muito a ser feito. Em sua
opinião, é preciso implementar
a inspeção e manutenção
veicular em todos os estados do país.
Hoje, somente o estado do Rio de Janeiro obriga
que os proprietários de automóveis
façam essa inspeção.
"Podemos avançar em inovações
tecnológicas, na melhoria dos combustíveis,
mas, sem dúvida, a inspeção
e manutenção veicular ajudaria
a reduzir a emissão de poluentes ainda
mais alcançando números da ordem
de 40 a 50% em determinados tipos de poluentes",
destacou Zveibil.
Nesses 20 anos, o Proconve impulsionou, por
meio de normas de controle de emissão,
o desenvolvimento tecnológico da indústria
automotiva, que teve que evoluir e incluir,
na fabricação dos veículos
brasileiros, tecnologias que controlassem
a emissão de poluentes.
Como exemplo, destaca-se a troca dos carburadores
pelos injetores, que controlam eletronicamente
a alimentação de combustível,
melhorando a combustão e o consumo.
Importante também foi a implantação
de sistemas de controle de emissões,
como o conversor catalítico, responsável
por uma redução substancial
das emissões veiculares. A indústria
teve que desenvolver métodos e equipamentos
para ensaios e medições da emissão
de poluentes. Como conseqüência,
o carro brasileiro se tornou mais competitivo
nos mercados que possuem legislações
de ordem ambiental mais rígidas.
Entre as conquistas do Proconve, destaca-se
a conclusão do estudo realizado pelo
departamento de Medicina da Universidade de
São Paulo (USP): somente na região
metropolitana de São Paulo, calcula-se
uma economia de US$ 1, 32 bilhão em
gastos com doenças pulmonares, cardíacas
e câncer de pulmão. O estudo,
que engloba o período de 1996 a 2005,
também mostra que foram evitadas 14.495
mortes na grande São Paulo com a implementação
do programa. Dado que representa um acréscimo
médio de treze anos no tempo de vida
da população.
Outra medida para reduzir a emissão
de gases poluentes na atmosfera, na avaliação
do secretário de Qualidade Ambiental
seria a priorização do transporte
coletivo. "Um transporte coletivo que
te dê condição de ir e
voltar para casa sem usar o seu veículo
poderá reduzir o número de carros
em circulação e com certeza
reduzir a poluição atmosférica",
explica.
Exposição
Para comemorar os 20 anos de Proconve estão
sendo realizadas diversas atividades até
o dia 14 de julho. Na sede do Ibama, em Brasília,
foi montada uma exposição técnica
em que a indústria nacional mostra
as tecnologias de controle de emissão
veicular e a melhoria na qualidade dos combustíveis
que o Proconve trouxe para o Brasil de 1986
até hoje.
Na Universidade de Brasília (ICC-Norte)
e no Estacionamento do Ibama foram montados
postos de inspeção educativa
das emissões de veículos, onde
estão sendo realizadas medições
voluntárias e gratuitas de escapamento
em veículos. O objetivo é demonstrar
aos proprietários as vantagens da correta
manutenção preventiva, incluindo
economia de dinheiro e melhor qualidade do
ar.
Daniela Mendes