Panorama
 
 
 

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO CAMINHAM JUNTOS NO PRONCOVE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Brasília (12/07/06) – Em cerimônia realizada ontem (11), às 17h30, no auditório do Ibama, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva relembrou os visionários que, ainda na década de 80, perceberam que a qualidade do ar estava pior na Região Metropolitana de São Paulo e que era preciso fazer algo. “Imaginem como estaria a qualidade do ar hoje se o Proconve não tivesse sido criado, se aqueles que resistiram, dizendo que era preciso controlar as emissões, não tivessem ganhado a batalha? Hoje não estaríamos celebrando esses resultados, ou seja, não estaríamos dizendo para a sociedade que economizamos US$ 1,3 bilhão em gastos com saúde pública, que salvamos quase 15 mil vidas e que ainda contribuímos para o avanço tecnológico da indústria automotiva”, afirmou Marina.

Marina destacou como, em tão pouco tempo, o problema da má qualidade do ar foi discutido pelo Conama, virou Resolução (18/86) e já se reverteu em resultados para a sociedade. “Durante muito tempo a área ambiental se perguntou o que poderia fazer pelo desenvolvimento e para que as empresas implementassem ações que protegessem o meio ambiente. E o Proconve é a prova de que esse diálogo é possível, porque houve uma junção fantástica de esforços da iniciativa privada, pública e de toda a sociedade. Ou seja, provamos que a preocupação com a sustentabilidade não representa dificuldade para o desenvolvimento. Muito pelo contrário. O desenvolvimento sustentável é o que há de mais moderno. E olhando esses dados, vemos o quanto avançamos”, destacou a ministra.

Para o presidente do Ibama Marcus Barros ver esses resultados, como profissional da área médica, é extremamente gratificante. “Como médico, hoje, ver que a saúde do ser humano é que estava, o tempo todo, no centro das ações do Proconve muito me orgulha, pois isso mostra para a sociedade o fruto do esforço coletivo de servidores do Ibama, do Ministério, do setor automotivo e do setor de combustíveis. Nós estimulamos a indústria automotiva a trocar o carburador pela injeção eletrônica. Estimulamos o Centro de Pesquisa (Cenpe) da Petrobrás a reduzir o enxofre do combustível. E isso interessou não só para nós, da área ambiental, mas também para eles. Ou seja, começamos a mensurar o que é ter cuidado com o meio ambiente. E nesse sentido, todos nós ganhamos”, afirmou Barros.

Visionários do Proconve receberam homenagem

Chamados pela ministra de visionários, os 10 homenageados da noite, entre represnetantes da iniciativa pública e privada, receberam das mãos de Marina Silva uma placa comemorativa, em agradecimento por todo trabalho empreendido não apenas para a criação do Proconve, mas pela busca desses resultados alcançados em 20 anos.

Entre os homenageados estava o professor e ex-Secretário da Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), Paulo Nogueira Neto. “O professor Paulo é um exemplo de como se chega, após 20 anos de contribuição, a uma vida inteira de luta em defesa do meio ambiente, mantendo a coerência de fazer aquilo que é certo, não importando de que lado esteja o pólo de resistência contra a melhoria do meio ambiente”, destacou Marina.

Entre os homenageados estavam: o ex-funcionário da Cetesb e consultor independente Gabriel Murgel Branco; o ex-funcionário da Cetesb e consultor independente Alfred Szwarc; o servidor público e coordenador de Incentivo ao Desenvolvimento Tecnológico do MCT José Antonio Silvério; o servidor público e gerente do Programa de Etiquetagem do Inmetro Alexandre Novgorodcev; o servidor público responsável pelo Proconve na Cetesb Renato Ricardo Antonio Link; presidente da AEA e gerente da Fiat Automóveis Marco Antonio Saltini; o presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea e Gerente do Laboratório de Emissões da Volkswagen Henry Joseph Júnior e o gerente de Soluções Comerciais e Desenvolvimento de Produtos da Petrobrás Frederico Kremer, o ex-deputado federal e autor da Lei 8.723/93 que deu suporte ao Proconve Fábio Feldman; além do professor Paulo Nogueira Neto.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.