Panorama
 
 
 

TEMPORADA PRIORIZA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Julho de 2006

AGMA lança campanha de educação ambiental no Araguaia

14/07/2006 - Neste sábado, dia 15 de julho, no porto de Aruanã, a partir das 9h30, a equipe de educadores ambientais da Agência Ambiental lançará oficialmente a campanha de educação ambiental planejada pela AGMA. O material a ser distribuído para turistas e ribeirinhos na Temporada do Araguaia deste ano contém folhetos e livretos, como o Almanaque do Araguaia - com dicas e curiosidades sobre o rio; uma cartilha infantil - Para Ler e Colorir; as normas de convivência nos acampamentos; uma régua para fazer a medição de peixes, e outros itens. O trabalho de educação ambiental é realizado durante toda a temporada do Araguaia, que vai até o começo de setembro. Os educadores ambientais da AGMA também vão visitar os acampamentos nas praias, levando outras informações para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Temporada prioriza educação e segurança

10/07/2006 - Na temporada do Rio Araguaia deste ano, as operações de fiscalização e educação ambiental vão gerar maior segurança aos freqüentadores e às comunidades ribeirinhas. Essa é a expectativa compartilhada pelas autoridades públicas estaduais e federais que já estão atuando de forma conjunta, com cerca de 140 homens, ao longo do Araguaia, especialmente, nas regiões de Bandeirantes (Nova Crixás), Luís Alves, Britânia, São Miguel do Araguaia e Aragarças.

De acordo com o presidente da Agência Ambiental, Zacarias Calil, a AGMA participa da Temporada Araguaia 2006 com aproximadamente 50 fiscais. Segundo ele, a fiscalização será rigorosa para os infratores ambientais, mas terá também um forte senso pedagógico em relação à preservação do meio ambiente, tanto dos recursos hídricos quanto do Cerrado do Estado. Um almanaque contendo e informações de cunho educativo sobre o meio ambiente e o Araguaia será lançado pela AGMA em Aruanã. “Queremos que o goiano se divirta com a sua família e que nos ajude a passar a mensagem da proteção do meio ambiente. Felizmente, o turista e o público que freqüentam o Rio Araguaia são em sua maioria bastante conscientes em relação às normas de convivência e à necessidade de cuidar do patrimônio natural do Estado”, lembrou.

As operações ao longo do Araguaia envolvem equipes da Agência Ambiental, da Semarh, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do IBAMA, do Corpo de Bombeiros e da Marinha. Para o comandante da Delegacia Fluvial de Brasília, Fernando Pereira de Almeida, educar é prevenir. Para que a população que freqüenta o Araguaia possa se divertir com segurança, segundo Almeida, é fundamental que sejam verificados os itens de segurança obrigatórios pelo regulamento da navegação: coletes salva-vidas, habilitação do piloto e inscrição da embarcação na Capitania. “Para conduzir embarcação, seja ela canoa com motor, lancha ou jet sky, a pessoa que pilota em águas interiores deve ter ao menos a carteira de habilitação de arrais amador”, explica.
Já o comandante do Pelotão Ambiental de Aruanã, José Luís Vieira Santiago, observa que as operações de fiscalização serão realizadas no curso do Araguaia e também sobre as extensões de terras às suas margens, que são áreas de preservação permanente do cerrado. “Descobrimos locais de extração de madeira nativa e estamos fazendo apreensões de material e autuando os infratores”, ressalta Santiago.

O Batalhão Ambiental vai cooperar nas ações da Temporada Araguaia com um total de 50 homens. Denúncias de degradação do meio ambiente podem ser encaminhadas através do telefone (62) 3376-1057. Podem ser encaminhadas também pelo telefone (62) 3265-1387, da Agência Ambiental.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.