Panorama
 
 
 

ACORDO TRANSFERE RESPONSABILIDADE FLORESTAL PARA A SEMA

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Julho de 2006

18/07/2006 - Campo Grande (Ms) -A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hidricos de Mato Grosso do Sul (Sema) e o Instituto Brasileiro de Meio ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) assinaram, na tarde de ontem, dia 17 de julho um termo que transfere toda a responsabilidade florestal para a Sema. O acordo foi assinado entre o secretario de Meio ambiente, José Elias Moreira e Nereu Fontes, superintendente do Ibama/MS.

O acordo foi decidido em função de acabar com a dupla interpretação da lei, uma vez que a responsabilidades sobre as áreas florestais se encontrava sobre lei, sob o poder do Estado e do Ibama. A resolução desse acordo partiu da criação de uma lei Federal, do artigo 83 da lei 11.284 decretada no dia 3 de março de 2006, que passa a responsabilidade da fiscalização, tais como controle de queimadas e de desmatamento. Além disso, o termo também institui que estão suspensas as autorizações para as queimadas controladas no Estado de 1 de Agosto a 1 de outubro, prazo esse que pode se estender se a umidade do ar não se elevar.

A fiscalização, que agora fica a cargo da Sema não será tomada de imediato. O poder será passado gradativamente até que a secretaria fique devidamente estruturada para atender as demandas. Por enquanto o trabalho será exercido por ficais e a estrutura do Ibama existente no Estado. A melhora da infra-estrutura da Sema deverá acontecer dentro de 3 meses onde novos técnicos serão chamados, a partir do concurso público realizado no mês de junho.

Parte da fiscalização em áreas rurais do Estado já é realizada pela secretaria, onde a autorização para o desmatamento. De acordo com a legislação somente 80% das propriedades rurais pode ser explorada, isso se constituírem áreas produtivas, onde os outros 20% são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), que são as matas ciliares e áreas de encosta e essa autorização somente será concedida pela Sema.
Georgia Flores

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.