Panorama
 
 
 

APA DO BANHADO GRANDE TERÁ CONSELHO DELIBERATIVO EM QUATRO MESES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Julho de 2006

19/07/2006 - A Área de Proteção Ambiental Estadual do Banhado Grande deverá ter o seu Conselho Deliberativo dentro de quatro meses. Uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (19) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), formou a Comissão Provisória que tratará da constituição do Conselho.

A reunião foi aberta pelo secretário do Meio Ambiente, Claudio Dilda. Ele afirmou que a partir da atuação do Conselho Deliberativo, a APA do Banhado Grande será efetivamente implantada e a sociedade é fundamental neste processo. Dilda também destacou a importância ambiental da APA que abriga o conjunto de banhados formadores do rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão) e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).

A APA do Banhado Grande tem 133.000 hectares, atingindo área dos municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha e é uma das 23 unidades de conservação do Estado, sob a administração da Sema.

Dentro de 15 dias a Comissão Provisória realizará a primeira reunião para iniciar a estruturação do Conselho Consultivo. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o Conselho tem que ser paritário, constituído de órgãos governamentais e não-governamentais.

Fazem parte da Comissão Provisória representantes das seguintes instituições: Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema como presidente, Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, FZB, IRGA, Comando Ambiental da Brigada Militar, prefeituras de Viamão, Alvorada, Canoas, Santo Antônio da Patrulha e Cachoeirinha, INCRA, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí, UFRGS, Fiergs, Farsul, Associação de Preservação do Ambiente Natural do Vale do Gravataí (APNVG), ULBRA, Associação para Pesquisa de Técnicas Ambientais, Lions CD3, Sindicato das Indústrias do Papel/Papelão e Cortiça do RS, Grupo para Viabilização de Estudos Ambientais, ONGs Saalve e Maricá, Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio, Escola Técnica de Agricultura de Viamão, Distrito de Irrigação de Águas Claras e Sindicato das Indústrias Químicas do RS.

Reunião tratará sobre Conselho Deliberativo da APA do Banhado Grande

17/07/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), promove um encontro nesta quarta-feira (19) com o objetivo de formar a Comissão Provisória que, posteriormente, indicará as instituições que constituirão o Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande. A reunião acontecerá entre 8h30min e 12h, no auditório da Sema (R. Carlos Chagas, 55 – 11º andar). Estão convidadas a participar, diversas entidades governamentais e não-governamentais com interesses socioambientais na área protegida.

A APA do Banhado Grande é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada por decreto em outubro de 1998, e atinge 133.000 hectares nos municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Na APA encontra-se o conjunto de banhados formadores do rio Gravataí: Banhado do Chico Lomã (Sto. Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão) e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha). Os objetivos são preservar o conjunto de banhados, compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais ali existentes, conservar o solo e os recursos hídricos, recuperar as áreas degradadas, contribuir para a otimização da vazão do rio Gravataí, além de proteger a flora e a fauna nativas e seus locais de reprodução.

A partir da criação do Conselho Deliberativo, todas as decisões a serem tomadas em relação à APA deverão ter o aval do órgão.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.