Panorama
 
 
 

APL DE QUILOMBOLAS DO PARÁ MOSTRA PRIMEIROS RESULTADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

17/07/2006 - Brasília – A Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional promoverá nesta terça-feira (18/07) a primeira demonstração de resultados do Programa Organização Produtiva de Comunidades (Produzir), na Comunidade Quilombola do Abacatal, no município paraense de Ananindeua. Durante o evento, serão mostradas as transformações ocorridas na organização social e produtiva da comunidade após a implantação do Produzir.

O programa beneficiou 80 produtores quilombolas que foram qualificados e organizados no Arranjo Produtivo Local (APL) de cultivo da mandioca e de desenvolvimento do artesanato. Divididos em sete grupos produtivos, eles passaram a fabricar biojóias (cintos, brincos, colares, pulseiras e tornozeleiras produzidas de vegetais), cerâmica, artesanato e beneficiar cascas de árvores e derivados da mandioca, como farinha e tucupi.

O Produzir atua na área de identificação e viabilização de alternativas de ocupação e renda para as comunidades mais carentes e excluídas da dinâmica sócio-econômica do país, por meio de capacitações específicas. O programa conta com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO/ONU , dos governos estaduais e prefeituras municipais.

Na organização e na implementação do APL dos quilombolas de Abacatal foram investidos R$ 100 mil do Programa de Promoção e Inserção Econômica de Sub-Regiões (Promover), também desenvolvido pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional. O Promover apóia iniciativas que dependem de dinamização econômica, de tecnologia e de gerenciamento, focando não apenas no processo produtivo, mas também na comercialização.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.