Panorama
 
 
 

COMERCIALIZAÇÃO E MANEJO DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS EM DEBATE NA EMBRAPA AMAPÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

(18/07/2006) - O potencial de mercado dos produtos florestais da Amazônia, como andiroba, copaíba, castanha-do-brasil e buriti, destinados à fabricação de alimentos, cosméticos e medicamentos, estão no foco dos debates do I Encontro de Manejo e Mercado de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs), que está sendo pela Embrapa Amapá (Macapá-AP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento iniciou no dia 18 de julho e vai até o próximo dia 20, no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). É destinado a pesquisadores, empresários do setor, técnicos de instituições públicas, representantes de comunidades tradicionais e organizações não-governamentais envolvidos nesta atividade. Um dos assuntos a serem debatidos é a relação do mercado para PFNMs com o desenvolvimento das comunidades locais, tendo como exemplo a parceria entre a fabricante de cosméticos e de perfumaria Natura e a Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), do município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá.

Com a realização deste Encontro, a Embrapa Amapá pretende estimular a discussão e troca de experiências sobre mercado e manejo de PFNMs com os diversos segmentos do setor que atuam na região Norte do País. "Será uma oportunidade para conhecer as estratégias de negociação entre comunidades tradicionais e empresas que utilizam PFNMs como matéria-prima e também promover um debate sobre manejo florestal das principais espécies de interesse", afirmou o pesquisador Marcelino Guedes, coordenador do evento.

Como parte da programação será apresentado um estudo sobre a exploração da copaíba por populações nativas do sudoeste da Amazônia, feito pela pesquisadora da Embrapa Acre Lúcia Wadt, coordenadora do projeto "Manejo Sustentável de Produtos Florestais Não-Madeireiros na Amazônia", que envolve a participação de várias Unidades regionais da Embrapa. Neste projeto, a Embrapa Amapá coordena um plano de ação voltado ao estudo das práticas de manejo de produtos florestais não-madeireiros na Amazônia, liderado pelo pesquisador José Francisco Pereira.

Especialistas - O I Encontro de Manejo e Mercado de Produtos Florestais Não-Madeireiros (PFNMs) traz a Macapá o pesquisador Edson Vidal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada à Universidade de São Paulo. Ele vai falar sobre o manejo florestal de óleo de andiroba pelos povos indígenas do Oiapoque, município localizado no extremo norte do Amapá e do Brasil. Edson Vidal conheceu a experiência in loco, quando realizou um estudo na comunidade, pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Também está confirmada a presença de Helene Menu, coordenadora de Projetos da Beraca Sabará, uma empresa de produção de cosméticos a base em PFNMs que processa a extração de óleos em Belém (PA) e refina o produto na unidade industrial de Campinas (SP). O tema que trata das parcerias entre as comunidades e as empresas, com suas motivações, problemas e conseqüências, será apresentado por Carla Morsello, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP).

O evento é realizado com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil.
Dulcivânia Freitas

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.