Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DISCUTEM SOBRE PRODUTOS NÃO-MADEIREIROS E AGROTÓXICOS PERIGOSOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Pesquisadores discutem propostas para legislação de produtos não-madeireiros

20 de Julho de 2006 - Brasília - A definição de produtos não-madeireiros e propostas de regulamentação sobre a utilização desses produtos estão em debate no Seminário sobre Exploração de Produtos Não-Madeireiros. Hoje (20) e amanhã (21), extrativistas, pesquisadores, comunidades organizadas, comerciantes, estudantes e gestores de recursos ambientais reúnem-se no Centro Nacional de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos (Centre), em Brasília, para a elaboração de um documento sobre essas questões.

No Brasil, ainda não há um consenso sobre a definição do termo. Segundo Marina Kluppfel, coordenadora do seminário, isso dificulta criar uma legislação que atinja todo o país. “Existe uma falta de consenso na definição e na classificação desses produtos. Todo projeto, política pública, programa, voltado pra esse recurso tem que, primeiro, partir de uma conceituação e classificação definida. A partir daí, poder delimitar linhas de ações mais abrangentes e coerentes com o que são produtos florestais não-madeireiros”, explica.

O resultado das propostas sugeridas pelos participantes no seminário será encaminhado e transformado em uma publicação. O documento servirá cmo subsídio para trabalhos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Ministério do Meio Ambiente, para a elaboração de políticas públicas voltadas para os produtos não-madeireiros, que também estarão a disposição do público. O seminário é promovido pelo Ibama.
Raquel Mariano

Países do Cone Sul discutem combate a poluentes e agrotóxicos perigosos

20 de Julho de 2006 - Brasília - Representantes do Brasil, Chile, Uruguai, México, Paraguai e Argentina trocam hoje (20), em Brasília, experiências sobre o combate a poluentes orgânicos persistentes (POPs) e agrotóxicos perigosos. O seminário internacional foi organizado pela Rede de Ação em Praguicidas e suas Alternativas para a América Latina (RAP-AL).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do encontro é fortalecer a comunicação entre organizações não-governamentais, a sociedade e os governos para aperfeiçoar o desenvolvimento dos planos nacionais de implementação das convenções nos países do Cone Sul.

As ações brasileiras nesse sentido serão apresentadas pela diretora-substituta de Riscos Ambientais da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Sérgia de Souza Oliveira.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.