Panorama
 
 
 

IBAMA LANÇA PROGRAMA DE PESQUISA E REVISTA ELETRÔNICA NA 58ª SBPC

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Brasília (17/07/06) - Pesquisadores, graduandos e biólogos poderão concorrer a editais de pesquisas do Ibama e, com isso, fomentar ainda mais a produção de conhecimentos para o manejo adaptativo nas Unidades de Conservação (UCs). Além disso, os pesquisadores terão também um espaço para a divulgação de seus trabalhos, por meio de uma Revista Eletrônica do Ibama.

O anúncio do Programa de pesquisa, algo inédito no Brasil, ocorrerá na 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), no dia 18 de julho, em Florianópolis-SC. Cada projeto selecionado receberá em média R$ 100 mil para a compra de equipamentos, além do pagamento de bolsas com valores semelhantes ao da Fapesp.

Durante a SBPC serão lançados os três primeiros editais para seleção de projetos destinados a fazer o inventário e estudo sobre a dinâmica das populações nativas, analisar o impacto do uso público e o manejo de espécies invasoras em cinco Unidades de Conservação: os parques nacionais Peruaçu (às margens do rio São Francisco, em Minas Gerais), Grande Sertão Veredas, Chapada dos Veadeiros e Canastra e a Estação Ecológica Taiamã, no Mato Grosso. Os recursos são oriundos de compensação ambiental.

A partir do lançamento, haverá prazo de 90 dias para envio de propostas por parte dos pesquisadores interessados. O resultado será divulgado em até dois meses após a inscrição e a seleção priorizará projetos que possam gerar ações imediatas nas Unidades de Conservação.

O chefe do Programa Gestão do Conhecimento da Diretoria de Ecossistemas do Ibama, Reuber Albuquerque Brandão, informa que o pesquisador que receber a bolsa terá quatro anos para desenvolver o projeto. Em contrapartida, ele deverá dar palestras e oficinas a comunidades do entorno das Unidades de Conservação com o objetivo de divulgar as informações da pesquisa. Outra condição será permitir que o chefe da unidade acompanhe o desenvolvimento da pesquisa e possa utilizar o conhecimento no manejo do parque ou da estação ecológica.

Na ocasião, o presidente do Ibama Marcus Barros coordenará uma mesa redonda cujo tema será “O Desafio da Integração da Ciência com o Manejo das Unidades de Conservação”, que ocorrerá na Sala Calêndula, 2º andar, no Centro de Cultura e Eventos, na UFSC. O Diretor de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, participará da mesa como debatedor.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.