Panorama
 
 
 

IBAMA PROMOVE DEBATES, PALESTRAS, CURSOS, SIMPÓSIOS E FÓRUNS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Palestra com a Associação “Animal Amigo Bicho” na Paraíba

João Pessoa (20/07/06) - Acompanhando o projeto desenvolvido pelo Ibama em Brasília e em outros Estados, a Superintendência da Paraíba estará também promovendo mensalmente, uma atividade voltada para divulgação de ações e pessoas que venham se destacando por algum trabalho desenvolvido em benefício do meio ambiente. A programação irá constar de palestras, exibição de filmes, exposições e apresentação musical, variando sempre a cada evento.

Como primeira atividade, está programada para esta quinta-feira, dia 27 de julho, a partir das 15 horas, no auditório do Ibama/PB, uma palestra com Rosenéia Melo Flor, uma das fundadoras da ONG “Animal Amigo Bicho”, que é uma associação de proteção aos animais, com sede em João Pessoa, e que recebe denúncias envolvendo animais.

O fiscal e técnico ambiental Walter Galdino também irá falar sobre aspectos da legislação que se referem aos maus tratos aos animais. A programação se encerra com a exibição do documentário “A carne é fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa, que aborda o problema ambiental gerado pela criação de animais para consumo humano, destacando a crueldade que envolve esta prática, seguido de breve debate.
Gutemberg de Pádua Melo

NEA promove debate sobre gestão pública em Chapadinha

São Luís (20/07/06) - O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Superintendência do Ibama no Maranhão realizou ontem (18), na cidade de Chapadinha, o I Seminário de Gestão Ambiental Pública. Representantes de várias secretarias do município, policiais militares e civis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associações de moradores, Vigilância Sanitária e professores foram convidados para participar do evento.

A proposta do seminário é debater sobre o conceito de Gestão Ambiental Pública, as competências que cabem a cada esfera de governo (federal, estadual e municipal) e como essas ações podem ser feitas de forma integrada, buscando-se parcerias entre as instituições dos três níveis. O seminário foi organizado pelo chefe do Escritório Regional do Ibama em Chapadinha, Marcos Mesquita.

O NEA ficou responsável pelo preparo pedagógico e didático do seminário, levando esse material para ser discutido com as diversas instituições presentes. A intenção é construir um diagnóstico dos problemas ambientais locais, estabelecendo a atuação dos poderes governamentais e as estratégias de gestão ambiental pública para a região. O Núcleo de Educação Ambiental foi representado pelos analistas ambientais Ricardo Otoni e Luciano Pinheiro.

O NEA é um setor do Ibama que por enquanto está estruturado na Superintendência do Ibama/MA e na Gerência Executiva de Imperatriz. Otoni explica que nos demais escritórios regionais há uma analista ambiental dedicado às tarefas de educação. “Entretanto, em Chapadinha isto ainda não é uma realidade plena, pois o único analista ambiental da região, engenheiro florestal, é responsável pela fiscalização de desmatamentos e análise de planos de manejo florestais”, explica.
Paulo Roberto Mendes de Araújo Filho

Fórum é o primeiro passo para formação de Comitê da Bacia do Rio Capibaribe

Recife (21/07/06) - Nesta última terça-feira (18), a Superintendência do Ibama em Pernambuco lançou o Fórum Pró-Capibaribe, que visa criar, entre as instituições governamentais e a comunidade local, alternativas para as ações de revitalização do Rio Capibaribe. A comissão organizadora deste evento é formada pela Secretaria de Meio Ambiente (SECTMA), pela Prefeitura do Recife, pelo Fórum do Comitê de Bacias Hidrográficas de Pernambuco, pela Usina Petribu, e pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ibama (NEA).
Na ocasião estavam reunidos representantes de órgãos ambientais do Estado, entidades da sociedade civil, prefeituras municipais, órgãos estaduais, municipais e federais, usuários do rio, ONGs e imprensa, com o objetivo de oficializar o Fórum e articular a criação do Comitê da Bacia do Rio Capibaribe.

Na programação, o Superintendente do Ibama em Pernambuco, João Arnaldo Novaes, falou sobre “O que é o Fórum Pró-Capibaribe”. Também foram abordados temas como “O cenário da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe”, “O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica”, “A Ótica dos Municípios”, “A Importância da Sociedade Civil na Luta pelo Rio Capibaribe” e os "Múltiplos Usos da Água do Rio Capibaribe".

O Rio - O Rio Capibaribe nasce na serra do Jacarará, no município do Brejo da Madre de Deus, na divisa de Pernambuco com a Paraíba. São 250 quilômetros de curso e sua bacia tem aproximadamente 5.880 quilômetros. O Capibaribe tem cerca de 74 afluentes e banha 32 municípios pernambucanos, sendo os principais: Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.
Eduardo Albuquerque

Curso de identificação botânica no Parna da Amazônia

Itaituba (21/07/06) - A Embrapa Amazônia Oriental promoveu o curso “Capacitação em Identificação Botânica de Espécies Florestais” no período de 10 a 15 de julho no Parque Nacional da Amazônia, cidade de Itaituba, Pará.O curso, financiado pelo Pró-manejo em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA), faz parte das iniciativas promissoras de apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia.
Neste módulo o curso está sendo realizado na região oeste do estado do Pará e, ao longo desta semana, estará ocorrendo no município de Jacareacanga. Na próxima semana será ministrado no município de Rurópolis.

Em Itaituba, teve como instrutores o taxonomista Mike Hopkins e os botânicos Paulo Assunção e Gracialda Costa Ferreira. Ao todo foram ofertadas 22 vagas, voltadas para representantes de comunidades, 53º Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS), Pelotão de Meio Ambiente (Peloma), Secretaria de Mineração e Meio Ambiente e por vigilantes do Parque. O Ibama participou com o apoio logístico e no acompanhamento de algumas atividades, como as coletas na floresta.

Em seis dias de aulas teóricas e práticas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de identificação das espécies florestais, coleta e armazenamento de amostras, atividades e funções de herbários, entre outras. As aulas teóricas foram ministradas ao ar livre e no recém construído mirante na base Uruá do Parque, na margem esquerda do Rio Tapajós. A Floresta Amazônica, com sua mega diversidade foi utilizada como laboratório para as aulas práticas.

A avaliação realizada ao final do curso foi satisfatória tanto pelos participantes, que conheceram conceitos e práticas básicas de estudo de botânica sistemática, contribuindo assim para um manejo mais adequado dos recursos florestais, quanto pelos instrutores, que puderam ministrar as aulas em um ambiente natural rico e diversificado da flora amazônica e ainda pouco estudado.
Marcio Ferla
Parque Nacional da Amazônia

Flona do Tapajós recebe participantes do Simpósio sobre Religião, Ciência e Meio Ambiente

Santarém (19/07/06) - No último sábado (16) a Floresta Nacional do Tapajós recebeu a visita de participantes do Simpósio sobre Religião, Ciência e Meio Ambiente, evento promovido pela Igreja Ortodoxa, que desta vez escolheu a Amazônia como palco. Diversas personalidades de várias partes do globo, entre religiosos, como o Patriarca Bartolomeu I, líder da Igreja Ortodoxa e o presidente do CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, cientistas, como o Dr. Philip Fearnside do INPA e o Dr. John Hemming da Real Sociedade Geográfica, e ambientalistas, dentre os quais a ativista indiana, Drª Vandana Shiva, e Tarcísio Feitosa, que recebeu o Prêmio Goldman de Meio Ambiente de 2006, visitaram a comunidade de Maguary, às margens do Rio Tapajós, em Belterra, no oeste do Pará.

A viagem à unidade de conservação visou o contato dos participantes com a realidade dessa região da Amazônia, onde a monocultura de grãos exerce grande pressão sobre a floresta e sobre as populações tradicionais e seu modo de vida. Outro fato verificável no entorno da Flona do Tapajós é o de que grandes áreas florestais foram convertidas em campos de cultivo mecanizado nos últimos anos, diminuindo, com isso, a prática da agricultura tradicional.

Dentro da unidade os visitantes conheceram um pouco do modo de vida das comunidades tradicionais e dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros extraídos e beneficiados pelos comunitários, através dos vários projetos apoiados pelo Ibama/Promanejo, entre os quais artesanatos, óleos de diversas essências florestais e o couro ecológico, produzido com látex. Os referidos projetos, apoiados pelo Ibama/Promanejo, contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos comunitários.

Durante a visita, o Patriarca Bartolomeu I afirmou a importância do respeito ao modo de vida das populações tradicionais da Amazônia. O líder espiritual dos cristãos ortodoxos esbanjou simpatia, brincando com crianças da comunidade e distribuindo orações para os presentes. A comunidade apresentou aos convidados o Carimbó, uma dança típica, dançada por jovens que mantém viva a tradição.

Na opinião da chefe da Flona do Tapajós, Giovanna Palazzi, “a visita é importante, pois dá maior visibilidade às estratégias adotadas na unidade de conservação para a manutenção da floresta em pé, com incremento da renda dos comunitários através do apoio a iniciativas promissoras das comunidades pelo IBAMA/Promanejo, ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na Flona de forma sustentável.”.
Christian Dietrich

Diretor de Licenciamento se reúne com Movimento dos Atingidos por Barragens

Porto Alegre (18/07/2006) - O Ibama participa amanhã de uma reunião com integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Vacaria/RS. No encontro será discutido o cumprimento das condicionantes socioambientais do licenciamento da Usina Hidrelétrica de Barra Grande.

Os dados divulgados na reunião deverão servir de subsídios para a renovação da Licença de Operação da Usina “ainda vigente”, concedida pelo prazo de um ano. Participarão do encontro o diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Luiz Felippe Kunz Júnior; o superintendente estadual do instituto, Fernando da Costa Marques; o coordenador-geral de Infra-estrutura de Energia Elétrica, Valter Muchagata, a assessora técnica da Diretoria de Licenciamento do Ibama, Paula Márcia Salvador de Melo e o analista ambiental Leonardo Póvoa. A reunião será realizada às 15 horas, no Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande, na BR - 116, número 790.

A Usina Hidrelétrica de Barra Grande está localizada no Rio Pelotas, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A área do reservatório (de 94 km?) da Hidrelétrica atingiu nove municípios: Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro e Lages (em Santa Catarina) e Bom Jesus, Esmeralda, Pinhal da Serra e Vacaria, no Rio Grande do Sul.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.