Panorama
 
 
 

MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUAS É COMPROMISSO DE TODOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

(19/07/2006) - Para valorizar esse recurso natural cada vez mais escasso no mundo, governo e sociedade devem juntos lidar com o manejo sustentável de águas. Esta foi a mensagem deixada por Frank Rijsberman, diretor-geral do Instituto Internacional de Gestão da Água (um dos 15 centros internacionais do Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional- CGIAR, localizado no Siri Lanka) e por Emiko Kawakami, pesquisadora da Embrapa Pantanal, em palestras ontem, 18 de julho, no Workshop Internacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Tropical, em Brasília-DF, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o CGIAR e o Banco Mundial.

Para Frank Rijsberman a consciência do uso múltiplo da água para o plantio, para a pesca, contribuirá para uma maior valorização desse recurso no futuro. Ele defende que os governos precisam oferecer mecanismos favoráveis à administração da água para diversos usos e citou o exemplo de sucesso relacionado a investimentos privados na irrigação, aplicados na Etiópia e que resultaram no incremento da disponibilização de produtos para o mercado europeu. Além disso, Rijsberman mencionou que é preciso também aprofundar estudos para determinar a maximização da produtividade da água.

As experiências brasileiras onde o governo e a sociedade atuaram juntos no manejo sustentável da água também foram citadas. Emiko Kawakami deu como exemplo projetos de irrigação em Pernambuco e Bahia, onde o governo oferece infra-estrutura e pesquisa necessárias para culturas irrigadas e o setor privado define, de acordo com a demanda, as espécies a serem cultivadas, gerencia o plantio e faz a logística de distribuição de alimentos. Apesar do sucesso dos projetos, Kawakami afirma que ainda há muito o que fazer. Para a pesquisadora, são necessários estudos para reduzir o desperdício de água, desenvolver novas plantas adaptadas às condições do semi-árido e fazer controle biológico de pragas.
Joanicy Brito

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.