Panorama
 
 
 

MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS COM PREOCUPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

(19/07/2006) - “O gerenciamento de sucesso não é de árvores, mas de pessoas e suas filosofias”. Foi por essa linha de pensamento que o senegalês Moctar Touré, líder de Recursos da Terra e da Água, do Fundo Global para o Meio Ambiente, do Banco Mundial, conduziu a palestra sobre o manejo sustentável de florestas ontem, 18 de julho, no Workshop Internacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Tropical, em Brasília-DF, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) e o Banco Mundial.

Segundo Moctar Touré, a Malásia é exemplo de país onde foram desenvolvidas políticas eficazes de suporte ao manejo sustentável de florestas. O sucesso delas se deve ao fato de permitirem a obtenção de produtos, mantendo a riqueza da flora e da fauna da floresta. Conforme Touré, o pagamento de incentivos de mercado e as certificações ambientais estão entre as melhorias que as leis podem trazer à sociedade.

Políticas para dar valor aos produtos da floresta são tão necessárias quanto a aplicação de investimento em projetos de manejo sustentável de florestas, expôs Touré. “O olhar mais próximo do progresso mostrou que muito pode ser feito se as políticas mudarem”, disse. E com relação ao Brasil, ele comentou: “Não se trata de problema de investimento. Acredito que é no ambiente político que vai se estabelecer harmonia entre objetivos de conservação, do mercado e das pessoas”.

Nova política e pesquisas é o que o Brasil tem feito. De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), José Natalino Silva, segundo palestrante a tratar do tema manejo sustentável de florestas no workshop, a legislação brasileira tem evoluído bastante nos últimos 15 anos. O avanço mais recente é a Lei 11.284 de maio de 2006, que trata de questões de concessão do uso de florestas públicas e cria o Serviço Florestal Brasileiros para administras essas áreas.

Pesquisa e política caminham juntas. Segundo Natalino, informações de levantamentos feitos pela Embrapa e por parceiros, em especial a partir da década de 90, foram significativas na elaboração das leis atuais. Além disso, estudos apontaram soluções tecnológicas para que a sociedade pudesse implementar boas práticas de manejo de florestas previstas em legislação.
Joanicy Brito

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.