Panorama
 
 
 

ORIENTAÇÕES SOBRE CONTROLE E PREVENÇÃO DO CARAMUJO-GIGANTE-AFRICANO EM NEÓPOLIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

Aracaju 20/07/06 – O Ibama realizará amanhã (21) às 9 horas no Complexo Administrativo, no município de Neópolis, mais uma Oficina de Capacitação para o controle do Caramujo-gigante-africano (Achatina fulica), espécie exótica, invasora e nociva, nativa da África, que vem causando prejuízos à culturas agrícolas, à saúde humana, por ser potencial transmissor de doenças parasitárias, e ao meio ambiente.

A oficina tem como objetivo capacitar professores, agentes de saúde, representantes da Secretaria de Agricultura e Obras, funcionários da limpeza urbana e lideranças comunitárias. As atividades da oficina serão conduzidas pela responsável do Núcleo de Fauna do Ibama/SE, a bióloga Gláucia Maria Lima Bispo e pelo Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), professor e biólogo, Nabucodonosor Teixeira Bonfim, que orientarão os participantes sobre procedimentos de captura do caramujo, sua destinação e prevenção.

A próxima Oficina de Planejamento e Capacitação será realizada no dia 25 de julho no município de Lagarto. Outras oficinas já foram realizadas atendendo um calendário de solicitação das prefeituras, como aconteceu nos municípios de Siriri, Estância, Boquim e Salgado.

Estas oficinas fazem parte da implementação das decisões tomadas por uma comissão multiinstitucional, em reunião realizada ano passado pelo Ministério Público Federal em Sergipe, por meio de sua articuladora, a procuradora Gicelma Santos do Nascimento. Fazem parte da comissão o Ministério Público Federal e Estadual, o Ibama/SE, a Superintendência Federal de Agricultura/SE, a Vigilância Sanitária Estadual, a Secretaria de Estado de Educação e a Diretoria do Departamento Agropecuário de Sergipe (Deagro).

Segundo Gláucia Bispo, do Ibama, as pessoas precisam ser informadas sobre o Caramujo–ggante-aricano, para que providêcias sejam tomadas o mais breve possível, ela também informou que os órgãos federal e estadual estão trabalhando juntos para dar suporte técnico aos municípios para o controle e extermínio dessa espécie no Estado.

Espécie Exótica Invasora - O caramujo–gigante–africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 80, no estado do Paraná, como uma alternativa para a criação do escargot, iguaria muito apreciada da cozinha francesa. A falta de controle e o abandono do molusco, por parte de criadores, contribuíram para a proliferação da espécie que já atingiu 23 estados brasileiros.

Infestado em diversos países, apenas os Estados Unidos conseguiu exterminar a espécie no País, sendo desconhecido até o momento seu predador. É um molusco resistente ao frio e hiberna a temperaturas baixas de 10°C na seca e ao sol intenso. São encontrados em bordas de matas, margens de brejos, capoeiras, hortas, pomares, plantações, terrenos abandonados e quintais. São herbívoros, isto é, se alimentam de frutos, folhas e flores e tem como hospedeiro o rato.
Marilene Silvestre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.