Panorama
 
 
 

SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA DO MARANHÃO É MULTADA POR MORTANDADE DE SARDINHAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

São Luís (20/07/06) - A Divisão de Fiscalização da Superintendência do Ibama no Maranhão lavrou no último dia 11 de julho um auto de infração contra a Secretaria Estadual de Infra-Estrutura do estado (Sinfra). O motivo foi a mortandade de milhares de peixes de água salgada, principalmente sardinhas, ocorrida no final de junho na Barragem do Bacanga em São Luís, cuja operacionalização é de responsabilidade daquela secretaria. O auto de infração determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 150 mil.

O auto de infração foi baseado no relatório de vistoria elaborado pelo Ibama/MA, que no dia 5 de julho enviou uma equipe até o local para verificar de perto o problema. Apesar da vistoria ter sido executada cinco dias após o ocorrido, foi possível verificar uma grande quantidade de sardinhas mortas ao logo das margens da Barragem, e na área ainda era perceptível um forte odor. Logo depois da inspeção no local, a equipe se dirigiu até a sala de controle das comportas, onde conversou com os funcionários de plantão da Barragem. Segundo eles, na madrugada do ocorrido, após fortes chuvas, um grupo de pescadores chegou a solicitar aos funcionários que as comportas fossem abertas, mas em função de problemas mecânicos isso só pôde ser realizado no dia seguinte, quando a maré já estava baixa.

De acordo com a analista ambiental do Ibama em São Luís Carolina Alvite, que acompanhou a vistoria, as chuvas teriam provocado um aumento na água doce e na quantidade de esgotos, causando uma baixa na oxigenação da água e a mortandade das sardinhas. Ela considera que deveria haver um controle maior e medidas para avaliar o padrão de qualidade das águas do Rio Bacanga.

A Barragem do Bacanga conta com sete comportas, das quais somente duas estariam funcionando. Elas são abertas quinzenalmente para renovação da água, o que garante a oxigenação necessária para a sobrevivência dos peixes. Todo o trabalho na instalação é realizado por quatro funcionários, cuja vigilância é feita em dias alternados. De acordo com eles não há um acompanhamento efetivo por parte dos técnicos da Sinfra, ficando sob responsabilidade dos vigias a decisão de abrir as comportas em situações excepcionais. Os acidentes envolvendo grandes quantidades de peixes mortos não são raros no local. Um outro auto de infração já havia sido determinado pelo Ibama no ano passado.

Em relação à multa, o Governo do Estado tem um prazo de 20 dias para entrar com um recurso, a partir da data em que foi notificado do auto de infração. Caso elabore a defesa no prazo hábil, a mesma é encaminhada para o setor jurídico do Ibama. Se ela for indeferida, ainda há possibilidade de recorrer da decisão. Pelo valor da multa, a estimativa é que o caso seja enviado para Brasília, DF.
Paulo Roberto Mendes de Araújo Filho

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.