Panorama
 
 
 

BIOENERGIA: CIENTISTAS SUL-COREANOS QUEREM TECNOLOGIA DA EMBRAPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2006

(26/07/2006) - Mais um tema nas negociações da área internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desperta interesse e pauta encontro entre pesquisadores brasileiros e sul-coreanos. É a bioenergia que, nesta quarta-feira (26), motivou uma reunião entre representantes da Agência de Desenvolvimento Rural (RDA) da República da Coréia, e da Coordenadoria de Cooperação Internacional (CCI) da Embrapa, em Brasília.

Três meses depois de o diretor-presidente da Empresa, Silvio Crestana, anunciar a instalação da Embrapa Agroenergia, um grupo de três executivos do RDA adianta o interesse em conhecer as alternativas bioenergéticas que a instituição brasileira pode oferecer àquele país. O coordenador da CCI, Sotto Pacheco Costa adianta que, provavelmente, derivados de oleaginosas estejam entre as prioridades do RDA. Tanto que um dos executivos da instituição sul-coreana, Kyeong-Seok Oh, trata especificamente do tema bioenergia.

Os cientistas do RDA também tomaram conhecimento de detalhes a respeito do Plano Nacional de Agroenergia, lançado no ano passado pelo MAPA e que estabelece cinco grandes grupos de cadeias produtivas (biogás, biodiesel, etanol e resíduos) e como a Embrapa está conduzindo as pesquisas neste segmento.

Arrroz nacional vai para Coréia - A reunião deste dia 26 de julho serviu para fortalecer as negociações na área de transferência de tecnologia e de cooperação internacional com a República da Coréia, que desde o ano passado é parceira da Embrapa em pesquisa agropecuária. Apesar da recente parceria, as duas instituições amadureceram as conversações a ponto de fecharem um memorando de entendimento para treinar técnicos de ambos os países e fazer intercâmbio de germolasma (em especial de arroz para terras altas, ou irrigado) e manejo de água. Nesse sentido, pelo menos três variedades orizícolas deverão ser enviadas para testes em estações experimentais sul-coreanas ainda nos próximos 30 dias. “ O material (sementes) já está na Embrapa Recursos Genéticos para procedimentos exigidos pela legislação e seguirá para Coréia de acordo com os procedimentos determinados pelo MAPA “, explica Sotto Pacheco.
Deva Rodrigues

 
 

Fonte: Ministério de Minas e Energia (www.mme.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.